Blog

O que é carro de recall e como consultar

como consultar recall de um veiculo

Provavelmente você já ouviu falar sobre recall alguma vez. Se você ainda tem dúvidas do que é um carro de recall, leia este texto e saiba mais sobre esse assunto.

O que é recall?

O recall é uma convocação para reparo de veículos que possuem algum defeito de fabricação que possa comprometer o seu funcionamento ou até ameaçar a segurança dos passageiros. Em 2018, o Brasil teve 2,1 milhões de carros convocados, um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior, segundo levantamento realizado pelo Procon e a secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania.

Além do aumento dos números, outra preocupação é a baixa adesão do consumidor às convocações, considerando que nos últimos anos a média de veículos que atenderam ao chamado não ultrapassou 20%. Isso significa que a maioria dos veículos que necessita de reparos continua circulando.

Saiba se um carro tem registro de recall, pela placa!

Faça a consulta veicular online da Olho no Carro. Ela permite saber todo o histórico do veículo, inclusive se ele tem registro de recall, leilão, sinistro, risco de recusa em seguros, histórico de quilometragem, roubo e furto, entre outras informações que garantem uma negociação segura.

Defeitos mais comuns

Os defeitos mais comuns estão ligados ao sistema elétrico ou eletrônico (46,73%), em seguida aparecem falhas nos airbags (26,21%) e defeitos nos freios (7,54%). Mas também costumam ocorrer outros problemas como falhas na suspensão e amortecedores, embreagem, câmbio e problemas ligados ao sistema de direção, abastecimento e fechamento de portas, vidros e tampas. 

Direito do consumidor

O recall é visto como um direito do consumidor e um dever das montadoras que são obrigadas a comunicar o fato, imediatamente, por meio eletrônico, ao Denatran, para registro de recall no Sistema Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Após informarem aos consumidores que o automóvel em questão pode apresentar riscos aos ocupantes e terceiros, as marcas devem oferecer o reparo gratuitamente por tempo indeterminado.

Vale ressaltar que o proprietário não é punido se não atender ao pedido, por isso aumenta a necessidade de verificar essa informação, afinal esses veículos podem carregar com determinados problemas que podem colocar em risco a vida das pessoas. Se você, no entanto, estiver realmente interessado em determinado carro com esse tipo problema, a dica é verificar com o fabricante se ainda é possível fazer o reparo.

Dicas de serviços importantes após comprar um carro usado

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar