Blog

O que é CRV?

Olho no Carro - Consulta Veicular

Ter um carro significa ter um conforto, mas também uma grande responsabilidade. Isso porque é necessário, além de tomar o cuidado de respeitar a sinalização do trânsito, manter a documentação do seu veículo sempre em dia.

E por falar em documentos do veículo, você sabe o que é CRV? E CRLV?

O Certificado de Registro de Veículos e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos são dois documentos diferentes. Mas ambos são muito importantes. Normalmente você começa a ouvir falar deles assim que entra em uma auto escola. Afinal, até a chegada da sua CNH, você deve conhecer também os aspectos burocráticos da nossa legislação do trânsito.

O CRV é emitido assim que um carro é emplacado.

Trata-se de um documento que contém todas as informações referentes ao veículo e que deve ser atualizado a cada mudança praticada. Quer um exemplo? Se o seu carro é branco e você resolveu mandar pintá-lo de vermelho, você deve comunicar ao Detran sobre a mudança. Assim, o CRV também será atualizado para a nova cor. Quando você vende o seu carro, você precisa apresentar este documento para que ele possa ser passado para o nome do novo dono.

Já o CLRV está ligado diretamente à autorização para circulação do veículo.

Ter este documento atualizado significa que o seu carro não tem multas pendentes e está com todos os impostos em dia. Após realizar todos os pagamentos pertinentes, o documento é atualizado pelo Detran e enviado para a sua residência. Ambos os documentos são igualmente importantes, mas é necessário conhecer a diferença entre eles para saber o que fazer caso alguma irregularidade seja encontrada.

É importante checar sempre se os seus documentos estão em dia antes de sair dirigindo.

Se você for pego conduzindo sem documentos, ou com algum deles vencido ou desatualizado, além de multa, você corre o risco de ter o seu veículo apreendido.

E hoje em dia, checar se as informações estão atualizadas junto ao Detran tornou-se ainda mais fácil, graças à internet. Você não precisará enfrentar filas e demora no atendimento para consultar as características do seu veículo: basta acessar um sistema online e verificar. É necessário lembrar, entretanto, que este recurso não isenta o motorista da necessidade de levar o documento físico sempre que sair com o carro.

Mais uma vez, preste muita atenção para não confundir o E-CRV com o CRLV.

Lembre-se que o CRLV muda todo ano, através do pagamento de multas e impostos devidos. Enquanto o CRV só é modificado quando alguma característica original do veículo é alterada. E é este documento que pode ser consultado online, sem que seja necessário agendar horário no Detran e entrar em filas de espera. Se ainda assim restarem dúvidas, entre em contato com o Detran mais próximo. Solicite informações! O importante é estar sempre atento para que estes dois documentos estejam em dia para evitar multas e transtornos desnecessários.

Ver também: Saiba como adquirir a CNH digital, sua carteira de habilitação no seu celular

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] de taxa. As despesas seguintes relacionam-se à emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e demais […]

trackback

[…] CRV (Cerificado de registro de veículos) é emitido juntamente com o emplacamento do veículo, […]

Fechar