Blog

O que é e para que serve o Decodificador de Chassi

como saber se o carro é clonado

O Chassi e o Decodificador de Chassi funcionam como um documento de identidade e segurança do veículo. O número de identificação possui 17 caracteres que representam algumas informações do automóvel, como local e ano de fabricação, itens de segurança e modelo do veículo.

No Brasil, essa numeração passou a valer entre os anos de 1986 e 87, e serve como uma ferramenta para evitar fraudes. A numeração do chassi está presente geralmente no motor, no vidro e na carroceria do automóvel.

Por fim, os caracteres do chassi podem ser lidos da seguinte forma:

  • Três primeiros caracteres: O primeiro número representa continente. Já o segundo caractere, que pode ser um número ou uma letra, indica o país de origem. Por fim, o terceiro dígito revela a montadora do veículo.
  • Os próximos 6 caracteres: trazem informações que variam de acordo com cada fabricante. Em geral, elas indicam o modelo do veículo, sua versão, tipo de carroceria, motor e itens de segurança.
  • Os últimos 8 caracteres: se referem a dados da fabricação do carro, como ano, código da planta (local) e o número de série.

No caso de veículos usados, é extremamente importante checar se a numeração do chassi do carro corresponde com a da documentação original para verificar a possibilidade de existência de fraudes como por exemplo a troca de componentes originais do veículo, além de roubos e furtos.

Decodificador de Chassi

O decodificador de chassi é uma ferramenta usada para validar os dados originais do veículo como: país de fabricação, fabricante, modelo, versão, ano modelo, local de fabricação.

Ele é indicado principalmente para verificar se o veículo é clonado, ou seja, se teve a sua placa duplicada e usada em outro veículo. Essa fraude é difícil de ser percebida sem uma consulta veicular pois, muitas vezes, ela também inclui a clonagem do número do chassi, do modelo e da cor do veículo.

Ler também: Como descobrir se o veículo é clonado?

Consulte o Decodificador de Chassi

A Olho no Carro disponibiliza uma consulta para quem deseja utilizar a ferramenta de decodificador de chassi.

Clique aqui para ver para ver como é barato o valor, e realizar sua consulta apenas pela placa do carro.

Com a decodificação do chassi é possível, além de analisar uma possível fraude, validar os dados originais do veículo como: país de fabricação, fabricante, modelo, versão, ano modelo, local de fabricação.

Em conclusão, decodificador de Chassi é uma checagem para saber se houve adulteração nos dados originais do veículo.

Ela também inclui o precificador, que informa os valores de mercado do veículo no momento exato da consulta, de acordo com as tabelas FIPE e MOLICAR, contendo, Código FIPE ou MOLICAR e o valor do veículo

Para, além do decodificador de chassi, você quiser saber também indício de sinistro, passagem por leilão, histórico de quilometragem, aceitação em seguro, roubo & furto e demais restrições, recomendamos consultar todo o histórico do veículo, utilize a consulta veicular completa (clique para saber mais.

Remarcação de Chassi

A remarcação de chassi pode ser feita quando a identificação original do chassi for danificada ou alterada. Ou seja, em alguns casos de acidentes ou quando sua identificação for alterada devido a roubo ou furto.

Para realizar a remarcação do chassi o veículo deve estar com a documentação em dia, não pode ter débitos em aberto (como o multas, licenciamento, DPVAT e IPVA) e é necessária ainda uma autorização do Detran do seu estado. É importante ressaltar que a remarcação de chassi sem autorização do Departamento Nacional de Trânsito é ilegal.

Para ler mais sobre Chassi Remarcado (REM), clique aqui.

Ver também: Como regularizar o motor de um veículo?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar