Blog

O que é multa Renainf? Como consultar e pagar?

Saiba mais sobre a multa renainf

Você quer saber o que é multa Renainf? Precisa descobrir como consultar e pagar essa multa? Então, tire todas as suas dúvidas aqui!

  • O que é multa Renainf
  • O que significa Renainf
  • Quem aplica essa multa
  • Quanto tempo demora para receber essa multa
  • Como consultar e pagar a multa Renainf
  • Como emitir a segunda via de uma multa Renainf
  • Quanto tempo demora para essa multa sair do sistema

Você sabe porque é importante consultar veículos usados antes de comprar?

Grande parte dos carros e motos usadas tem algum tipo de problema em seu histórico, que podem diminuir o seu valor de mercado, dificultar a transferência do veículo e a aceitação em seguros. Alguns desses problemas são: sinistro, gravame, restrições e alienações, roubo e furto e passagem por leilão.

A melhor forma de comprar um veículo usado sem se preocupar, é fazendo a consulta completa da sua situação. No site da Olho no Carro, é possível fazer essa consulta e você só precisa saber o número da placa do veículo!

O que é multa Renainf?

A multa Renainf é aplicada a condutores que cometeram infrações de trânsito, em um estado diferente do estado de registro do seu veículo.

Ou seja, se você tem um veículo que foi registrado em São Paulo e comete uma infração de trânsito em Minas Gerais, você receberá uma multa Renainf.

O que significa Renainf?

Renainf significa Registro Nacional de Infrações de Trânsito e é um sistema que é coordenado pelo Denatran.

Quem aplica a multa Renainf?

As multas Renainf, geralmente, são aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou pelo Departamento Nacional de Trânsito (DNIT).

Quanto tempo demora para receber essa multa?

Normalmente, o órgão autuador tem até 30 dias para registrar a multa no sistema. Após isso, é feita uma carta de notificação e são realizadas até 3 tentativas de entrega para o condutor. Caso a entrega não possa ser realizada, a carta volta ao poder do Detran, que faz um publicação da infração no Diário Oficial.

Após o recebimento da carta de notificação, o motorista tem até 15 dias para regularizar a situação ou recorrer.

Como consultar e pagar a multa Renainf?

Primeiramente, para consultar a multa Renainf, você deve saber qual foi o órgão autuador responsável pela aplicação da sua multa, que pode ser um dos citados acima.

Após isso, você deve acessar o site do órgão em questão e inserir as informações solicitadas para consultar. Utilize os links abaixo para fazer as suas consultas:

Consultar na PRF

Fazer a consulta no DNIT

Fazer a consulta na ANTT 

Como emitir a segunda via de uma multa Renainf?

A emissão da segunda via da multa Renainf também vai depender do órgão autuador. Sendo assim, no caso da PRF, é possível fazer essa emissão pelo mesmo link utilizado para consultar o valor da multa.

Já para as multas registradas pelo DNIT ou pela a ANTT, é necessário fazer a consulta no portal do Detran do estado no qual você mora.

Para isso, acesse os sites do Detran clicando nestes links: AC; AL; AP; AM; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Quanto tempo demora para essa multa sair do sistema?

Esse tempo é relativo e vai depender de como e onde foi realizado o pagamento da multa. Para saber se sua multa já foi paga, você pode acessar o site do Detran do seu estado e fazer a consulta do seu veículo.

Agora você já sabe o que é multa Renainf! Tem mais alguma dúvida ou sugestão? Escreva aí nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar