Blog

O que é possível saber com uma consulta veicular?

A consulta veicular é fundamental na hora de comprar um veículo seminovo ou usado. Na Olho no carro, você pode consultar o carro pela placa e é possível saber a situação (o histórico) de um carro ou moto em poucos cliques.

Este serviço indica – dentre outros – se o veículo possui débitos, multas, recuperação de sinistro, histórico de quilometragem, passagem por leilão, além de validar dados cadastrais como chassi e renavam.

Pode acontecer até de o carro estar na concessionária sem que a empresa saiba que houve passagem em leilão naquele veículo, por exemplo. A consulta veicular da Olho no Carro é essencial para ajudar a não cair em golpes como problemas na documentação e quilometragem adulterada.

Consultar um veiculo é um cuidado fundamental antes comprá-lo!

É possível consultar veículo pela placa Grátis, e paga!

Na Olho no Carro, apenas com o número da placa ou chassi é possível saber todos os dados necessários para fazer uma compra segura.

Em outro post, falamos exclusivamente da diferença entre a consulta grátis e paga (clique aqui para ler).

consulta grátis te informa os dados básicos cadastrais do veículo. Basta fazer o TEST_DRIVE que fica na home do site. Na consulta paga, você compra de acordo com sua necessidade. Os preços de uma consulta veicular são baratos, a partir de R$9,90.

Com o custo benefício que compensa, é possível saber desde a Consulta Completa, que trará todos os dados do veículo, ou até mesmo uma consulta simples que retornará algum dado em específico.

Por exemplo, é possível saber exclusivamente:

Em cada palavra-chave na lista acima, há um link em que você pode pesquisar melhor como funciona cada consulta citada.

melhor momento para troca

Tudo para você negociar melhor o veículo!

Voltando ao texto, a que mais indicamos, até pelo custo benefício, é a Consulta Completa (clique aqui para ver)

Nesta consulta, é possível puxar pela placa:

RENAVAM

O número de RENAVAM identifica cada veículo automotor que é fabricado e posto á venda no país. Ele é muito utilizado para a realização de pagamentos de tributos e taxas dos veículos como, débitos de licenciamento, DPVAT, IPVA e multas. 

GRAVAME

O GRAVAME é um cadastro que alguns automóveis específicos possuem no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Essa restrição é imposta a todos os veículos adquiridos por meio de financiamento sejam eles novos ou seminovos. Quando um veículo possui GRAVAME, o seu proprietário está impedido de preparar qualquer transferência. Assim, ele não pode, por exemplo, comercializar o veículo de forma regular.

Débitos, multas e restrições judiciais

A consulta veicular permite saber também se o veículo possui algum débito em aberto e não pago, informação muito importante para análise na hora da compra. Não se esqueça de calcular este valor e colocá-lo na soma da negociação de compra, para não ter prejuízo.

O veículo pode ainda ter uma dívida do proprietário antigo ou uma disputa trabalhista e o carro dado como garantia. Enquanto o processo não é finalizado, o uso do carro fica restrito e pode ser recolhido por um oficial de justiça a qualquer momento.

Leilão

Não existe consulta de leilão grátis no mercado, ou seja, para saber se um veículo foi leiloado ou não você terá que realizar uma consulta veicular. Lembre-se que esta informação é de extrema importância ao realizar a análise do veículo, pois poderá mudar o preço do veículo perante o mercado.

Sinistro

Alguns acidentes podem danificar o veículo e causar problemas mecânicos e estruturais. Há casos em que o carro fica totalmente remendado e com problemas que são impossíveis de serem arrumados na questão de alinhamento e balanceamento. Sem contar as infiltrações e falhas na parte mecânica.

Se o veículo estiver nessas condições, pode haver uma depreciação alta no seu valor de mercado e até a não aceitação de um seguro.

Aceitação de seguro

A consulta informa se o veículo possui ou não risco em aceitação de seguro, e se isso irá interferir no percentual do valor FIPE ou MOLICAR de cobertura.

Roubo ou furto

Caso adquira um carro roubado ou furtado mesmo sem saber, o comprador terá que provar que não é o responsável pelo roubo, além de não conseguir transferir o veículo para seu nome. E mesmo que consiga fazer essa transferência, será muito difícil passar despercebido em uma vistoria no Detran ou em blitz policiais.

Recall

Este procedimento acontece quando é constatado algum defeito na fabricação do veículo, que muitas vezes pode colocar em risco a segurança do motorista e dos outros passageiros.

Adulteração de quilometragem

A consulta veicular também serve para informar sobre uma possível adulteração do hodômetro (equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo), com base nos dados de registros de quilometragem encontrados.

Mesmo paga, a consulta veicular é muito barata e vale o custo-benefício

Há casos em que o vendedor está mal intencionado e também há casos em que o próprio vendedor não tem certeza da origem do veículo. Além disso, há o caso do carro ter tido um débito que não está sendo considerado na hora da negociação… Seja como for, o custo benefício e as consultas da olho no Carro Valem a pena.

Quer comparar as consultas e ver como é melhor consultar?

Como falamos acima, você pode escolher verificar apenas o Renavam do veículo, ou uma passagem por leilão, sinistro, ou a a consulta de todo o histórico – a completa  – que irá trazer todos os dados disponíveis do veículo como situação em leilão, sinistros, roubo e furto, aceitação em seguros, recall, débitos e multas e outras informações. 

E ainda tem mais! Se o veículo que você consultou já tiver passado pelo site de vendas dos nossos parceiros, além de todas essas informações, você vai poder ter acesso às fotos reais do veiculo e comentários de especialistas, que já avaliaram esse carro ou moto pessoalmente.

É muito mais informação, para você realizar a melhor compra!

Quer saber toda a procedência do veículo e negociar com segurança? O preço da consulta vai te surpreender. Quer ver?

consulta completa veiculo pela placa

Leia também: Veiculo recusado pela seguradora? Entenda o porquê!

Gostou?

Assine nossa newsletter na barra verde, logo abaixo do rodapé deste texto.

Acompanhe todas as nossas dicas do blog. Fique por dentro de todas as novidades do mercado automotivo, e principalmente, da melhor maneira de adquirir seu veículo com segurança!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar