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O que é recall?

Recall de veículos

Provavelmente você já ouviu o termo “recall” em algum momento do seu dia a dia. Seja na televisão, nas propagandas financiadas por grandes empresas, seja através de um contato mais pessoal de uma fabricante ou em inúmeras outras circunstâncias, o recall tem feito parte da rotina da sociedade.
Entenda neste artigo o que é recall e qual é a sua importância para a segurança das pessoas.

O termo recall
Segundo o dicionário virtual, recall é um substantivo que significa “convocação”. Esta, por sua vez, é feita pelo distribuir ou ainda, principalmente, pelo fabricante de determinados produtos que tenham saído com problemas ou falhas técnicas para as prateleiras e casas.

O recall serve para que tais erros sejam reparados, quando possível, ou até mesmo para que seja feita a troca da mercadoria, seja ela qual for, tanto de baixo quanto de elevado valor. O surgimento da prática do recall deve-se aos direitos básicos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor que visam garantir a segurança e a informação para o cliente. Desta forma, o principal objetivo do recall é precaver situações em que o consumidor possa ser prejudicado, seja em pequena ou grande escala.

Visto que qualquer tipo de acidente ou desconforto causado pelo produto ou serviço é de inteira responsabilidade da empresa, o recall tem grande importância dentro desses ambientes que optam pela prevenção e rápida reparação a fim de garantir a vida do outro.

O recall no Código de Defesa do Consumidor
Como já citado, o recall é uma resposta aos objetivos previstos pelo CDC. A Lei nº 8.078/90 prevê em seu artigo 10 que o fornecedor não pode, sobre circunstância alguma, colocar no mercado produtos ou até mesmo serviços que apresentem qualquer tipo de periculosidade ou nocividade para o cliente.

Como a maior parte das empresas o faz sem ter o conhecimento dos erros e falhas, nos parágrafos deste artigo estabelece-se que após a inserção do produto ao mercado, o fabricante que tomar conhecimento de quaisquer erros deverá trabalhar na comunicação do mesmo tanto para as autoridades competentes quanto para os consumidores de sua marca.

Este comunicado, segundo a Lei, deve ser feito em anúncios publicitários, daí a recorrência em ver, por exemplo, marcas de carros fazendo o recall em transmissoras como a Globo, visto que atingem a grandes massas de uma única vez.

A importância do recall e exemplos atuais
O recall é realmente importante visto que tem por foco proteger a vida e a saúde dos consumidores. A prática não deve, portanto, ser menosprezadas pelos clientes, mas sim deve ser dada a devida atenção.

Entende-se que, para uma organização ir a público reconhecer uma falha, realmente exista algum tipo de prejuízo para o consumidor, sendo assim é importante que este, por sua vez, se conscientize e siga as informações da empresa.

Vale citar que o recall mais comum no Brasil é no setor automobilístico. Os maiores casos foram da Chevrolet, com quase 240 mil carros afetados, Ford com pouco mais de 175 mil e Toyota com menos de 100 mil.

Atualmente também vale destacar que o país vive um recall de carnes graças a investigação da Carne Fraca pela Polícia Federal.

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