Blog

Os mais amados: 15 curiosidades sobre o Golf

de onde veio o carro golf

Fabricado pela Volkswagen, o Golf teve o seu lançamento na Alemanha, no ano de 1974. Em apenas dois anos no mercado, já havia um milhão de unidades vendidas. Nesse período a Volks também lançou outro modelo do veículo, o Golf Cabriolet, que foi o conversível mais vendido no mundo durante muito tempo. O Golf chegou ao Brasil em 1994 e até hoje coleciona fãs por todo o território nacional.

Veja abaixo quinze curiosidades sobre o Golf:

Curiosidade nº1: De onde veio inspiração para a criação do Golf?

Em busca de um substituto ao Fusca, a Volkswagen durante muito tempo pensou em um modelo de veículo que o substituísse sem perder a sua principal característica, um modelo acessível.

Além disso, buscavam um veículo que o motor fosse refrigerado a ar e, em contrapartida, fosse econômico. Assim, a Volkswagen chegou ao Golf, um modelo que se tornou tão ou até mais popular do que o Fusca.

Curiosidade nº2: Mudança de visual inesperada

Aqui no Brasil, no ano de 2007, o modelo chegou com um estilo novo e diferente, chamado de Golf GTI. O modelo com 193 cv de potência não teve uma aceitação muito boa, mas foi produzido até 2013 e teve diversas edições especiais, dentre elas o Golf Black & Silver e o Golf Trip.

Curiosidade nº3: Completou 45 anos em 2019

Criado em 1974 na Alemanha, o Golf completou, em 2019, 45 anos e mesmo com o passar dos anos continua sendo em muitos países europeus o líder no mercado de carros novos. O Golf está na lista dos carros por mais tempo no mercado.

Na Alemanha, por exemplo, apenas no mês de fevereiro de 2019 foram vendidas aproximadamente 16.066 unidades do veículo. Se somarmos o segundo colocado (VW Tiguan) e o medalha de bronze (VW Polo), ainda assim o número de vendas não alcança o Golf 2019.

Curiosidade nº4: Um modelo potente

Em 1985, chegou ao mercado o Golf Symcro, um modelo cobiçado por sua potência, com tração integral desenvolvida pela Steyr-Daimler-Puch e um motor de 1,8 litros de 90 cv.

Curiosidade nº5: Primeiro sistema de freios ABS para um veículo compacto

O Golf é equipado com sistema de freios ABS que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal é pisado de maneira brusca. O Golf foi o primeiro veículo hatch compacto a ter esse tipo de sistema.

Curiosidade nº6: Coluna em formato de C

Um ponto característico do Golf é a sua coluna traseira larga. Ele foi desenhado assim pelo designer de automóveis italiano Giorgetto Giugiaro, que também foi responsável pelo desenho de outros carros que fizeram sucesso no mercado como o VW Passat, o Fiat Uno e o Fiat Punto.

Curiosidade nº7: GTi, o modelo esportivo do Golf

Com o grande sucesso do Golf, é claro que a Volks não perderia tempo e criaria a sua versão esportiva. O GTi (da foto acima), sigla que significa grã turismo injeção eletrônica, foi criado com um motor de 1,6 litros de 110cv, além de contar com adereços esportivos.

Curiosidade nº8: Golf turbinado

Quando o G60 Rallye chegou ao mercado, em meados dos anos 80, trouxe uma grande novidade pois poucos veículos eram turbinados na época. O modelo custava o dobro de um GTi e chegava a 220 km/h.

Curiosidade nº9: Uma longa distância

69 quilômetros: Essa é a distância percorrida por um Golf da entrega das chapas de metal até a saída do carro pronto da fábrica.

Curiosidade nº10: Pra quem quer velocidade

O modelo Golf R32 foi criado com 250 cv para ir de 0 a 100km/h em apenas 6,5 segundos, podendo alcançar 250 km/h.

Curiosidade nº11: Golf, o carro do papa

No ano de 1999, o papa Bento XVI teve um Golf 2.0 adquirido na Alemanha. O carro foi utilizado pelo papa até o ano de 2005, quando foi eleito papa e teve que morar em Roma. Na época, houve um leilão para a caridade e o veículo foi vendido por aproximadamente R$ 535 mil.

Curiosidade nº12: Modelo novo chegando

A Volks já iniciou a produção do Golf 8 na fábrica de Wolfsburg na Alemanha. As primeiras unidades chegam às concessionárias da Alemanha e da Áustria em dezembro deste ano.

Curiosidade nº13: Veículo reaproveitado

Feito com a base modular MQB do Golf anterior, o novo Golf permitiu o reaproveitamento de praticamente 80% do ferramental da carroceria e equipamento de linha de produção.

Curiosidade nº14: Novo modelo rápido para produzir

Por mais que seja um carro bastante complexo, o modelo Golf 8 leva cerca de uma hora a menos que o seu antecessor para ser produzido.

Curiosidade nº15: O Golf saiu do mercado brasileiro?

De acordo com a marca, houve paralisação temporária na produção do modelo Golf GTI, mas a comercialização está normal devido a unidades já fabricadas. A Volks também afirma outras versões do Golf (1.0 e 1.4) também não serão mais fabricadas.

E ai curtiu? Pretende comprar um Golf usado?

Não deixe de analisar o histórico do veículo para fechar o negócio com segurança. Corra para a Olho no Carro e faça agora mesmo a sua consulta utilizando apenas a placa ou chassi do carro.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar