Blog

Pausa do financiamento de carros: veja quem pode e como fazer

Por conta da pandemia de Covid-19, muitas medidas estão sendo adotadas para ajudar os cidadãos brasileiros durante o período de crise econômica que acontecerá no país devido às paralisações para conter a disseminação do coronavírus. Uma dessas medidas, é a pausa do financiamento de carros e casas.

Essa determinação foi feita pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e solicita que os grandes bancos como: Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco e Itaú perdoem o pagamento de duas parcelas dos financiamentos de casas e carros, por 60 dias. 

O principal objetivo dessa determinação é garantir que os brasileiros que podem sofrer uma diminuição na sua renda mensal devido às paralisações, possam ter um gasto a menos durante a crise e destinar os valores, que seriam pagos nas parcelas de financiamento, para manter a saúde e arcar com os custos de água, luz e alimentação.

Existe alguma regra para fazer o pedido de pausa do financiamento de carros?

Sim. Para poder aderir ao pedido de pausa do financiamento do carro ou da casa, a pessoa não pode ter registros de inadimplência, ou seja, todas as parcelas do financiamento até o momento, devem estar quitadas.

O único banco que vai realizar a pausa do financiamento para inadimplentes, é a Caixa Econômica Federal. Mas, mesmo na Caixa, o número de parcelas atrasadas não poder ser maior do que duas. E os únicos financiamentos que poderão ser pausados, nesse caso, são os de imóveis.

É preciso ir na agência para fazer esse pedido?

Não! As solicitações devem ser feitas pelos sites e canais de atendimento, dependendo do banco pelo qual a pausa do financiamento vai ser realizada. Veja abaixo como realizar a solicitação em cada banco:

Caixa Econômica Federal

Pela Caixa, nesse decreto, é possível fazer apenas a pausa das parcelas do financiamento de imóveis de pessoas físicas ou jurídicas, que não estejam utilizando o FGTS para o pagamento das parcelas. Não há a possibilidade, até o momento, de realizar a pausa dos financiamentos de carro, como os realizados pelo Caixa Auto.

Santander

O Banco Santander disponibilizou uma página exclusiva do site, para tratar sobre o assunto, respondendo dúvidas e informando como deve ser feita a solicitação de pausa dos financiamentos.

Você pode acessar a página do Santander, clicando nesse link: quero pausar o financiamento do meu carro no Santander.

Bradesco

O banco Bradesco se propôs a acatar a determinação da CMN, mas não deu maiores detalhes sobre como a solicitação de pausa deve ser feita. Sugerimos que entrem em contato pelos canais de atendimento do banco.

Se quiser entrar na página de contato do Bradesco, clique neste link: quero acessar a página de contatos do Bradesco.

Itaú 

Para solicitar a pausa no financiamento do seu carro, pelo banco Itaú, basta entrar em contato pelos canais de atendimento.

Se quiser entrar na página dos canais de atendimento do Itaú, clique neste link: quero acessar a página dos canais atendimento do Itaú.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar