
O preço é a principal vantagem dos veículos usados em relação aos carros novos. E se o veículo estiver conservado e sem nenhuma pendência, o negócio pode ser ainda mais vantajoso.
Por outro lado, carros que já passaram por sinistros e anos de maus tratos podem carregar marcas de tais experiências. E mesmo que tenham passado pelos famosos martelinhos de ouro, podem haver outros problemas como: barulhos, cheiro ruim, estofamentos ressecados, problemas mecânicos.
Pequenos detalhes podem fazer o comprador desvalorizar seu carro no momento da negociação. Para reduzir as chances de isso ocorrer, veja alguns cuidados que podem ser tomados.
Ver também: Cuidados com o carro após as férias
Os barulhos na suspensão, especialmente as batidas secas, surgem quando o veículo trafega em pisos irregulares. Nesse caso, os primeiros suspeitos são as buchas e os batentes do sistema. Essas peças nem chegam a pesar tanto no bolso: podem variar de R$ 20 a R$ 100.
Se os ruídos persistirem, verifique três peças. A bandeja da suspensão, bieletas (que ficam ligadas à barra estabilizadora) e, por último, as molas e os amortecedores. Esses itens apresentam variações grandes de preço de um carro para outro.
Verifique se as velas de ignição estão sujas, cabos de vela rachados, bobina, bicos injetores e, por fim, o módulo da injeção. A maioria dos casos se resolve com a troca de velas ou dos cabos de vela. Em carros mais rodados (acima dos 50.000 km), os injetores podem estar obstruídos, o que é raro. O remédio pode estar em uma limpeza dos bicos.
Ao abrir todos os difusores de ar e ligar o ventilador ou o ar-condicionado, sinta o odor. Se for um leve bolor, ele pode ser eliminado com a troca do filtro. Alguns odores que o motorista acha que vêm do ar-condicionado podem estar impregnados no carpete do assoalho e nos bancos.
O mau cheiro pode ser resultado de o veículo ter enfrentado uma enchente, alguém ter derramado um produto químico ou um líquido sobre o banco. Nessa situação, leve o automóvel a um lava-rápido especializado e peça para limpar tecidos e carpetes com água quente.
Alguns reparos pontuais como consertar o retrovisor, pintar o para-choque, valorizam o carro. Muitas vezes ocorre de quebrar ou perder algumas peças que não comprometem o funcionamento, mas que o comprador mais detalhista pode sentir falta. Tente recuperá-las, arrumando o que estiver quebrado ou comprando peças novas.
Aproveite para checar se a espuma do banco do motorista está mais baixa que o normal. Trata-se de um problema comum e simples de reparar. Procure uma tapeçaria especializada em automóveis, que geralmente substitui a espuma por uma nova.
Outras medidas como a limpeza interna e o polimento externo também são essenciais para uma boa apresentação do veículo ao comprador. Verifique se todos os itens de segurança, iluminação e funcionamento geral estão funcionando adequadamente.
Ver também: Carro blindado usado vale a pena? Saiba como avaliar.
[…] também o nosso artigo anterior Pequenos reparos que renovam o seu veículo usado para saber mais dicas de como conseguir valorizar o preço do seu […]