
Existem muitos documentos de um veículo e, muitas vezes, é fácil perdê-los. Além disso, por não ser um documento de porte obrigatório, o DUT pode ser perdido facilmente. Então, se você é uma das pessoas que está pensando “perdi meu DUT! E agora?”, nós vamos te ajudar.
Neste texto você vai ver:
Veículos com gravame, alienação e restrição, não podem ser transferidos sem que haja autorização da financiadora. Por isso, antes de comprar um carro ou moto usada é melhor consultar o histórico desse veículo, para não ter problemas com a transferência para o seu nome.
Então, para ter plena certeza da procedência do veículo, faça a consulta completa da Olho no Carro. Com ela, você poderá puxar pela placa todas as informações relacionadas ao carro ou à moto que você pretende comprar. Assim, sua compra fica muito mais segura e você evita golpes e prejuízos.
Antes de saber o que fazer para recuperar o seu DUT perdido, vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre esse assunto:
O DUT é um documento do veículo e esse nome é a abreviação de Documento Único de Transferência. Como o próprio nome sugere, esse documento é usado quando há a transferência do veículo para um novo proprietário. Seja para a venda ou mudança de propriedade.
Atualmente, o DUT é conhecido como CRV (Certificado de Registro do Veículo).
Você pode encontrar esse documento em branco nos postos de atendimento do Detran ou então nos sites para download. Mas, é importante que, para baixar o documento, você acesse o site do Detran do estado no qual você mora.
Em caso de venda do veículo, o DUT deve conter as seguintes informações:
Após realizar o preenchimento correto das informações e reconhecer firma em cartório é necessário tirar uma cópia autenticada e solicitar a restrição administrativa no Detran. Dessa forma, você não será mais responsabilizado pelo que acontecer com o veículo dali em diante.
Primeiramente, não se desespere. Siga esses passos para resolver seu problema:
O B.O será necessário para dar entrada no pedido de segunda via do DUT no Detran.
RG, CPF ou CNPJ (caso o carro seja de propriedade de uma pessoa jurídica). Você deve levar os documentos originais e uma cópia simples.
Essa requisição pode ser encontrada nos sites do Detran. Mais uma vez, lembramos que é necessário que você acesse o site referente ao Detran do estado no qual você mora, para fazer o preenchimento da requisição correta.
Primeiramente, no Detran será feita uma vistoria no veículo e eles darão entrada na sua solicitação. Após isso, você deverá preencher o formulário do Renavam.
Após ser concluído o processo de solicitação, o documento será enviado para o seu endereço pelos Correios.
Quer saber mais sobre Renavam? Leia este outro texto do nosso blog: como consultar o Renavam online.
Enfim, precisa de mais alguma informação sobre DUT? Então, escreva pra gente nos comentários.
Deixe um comentário