Blog

Potência do motor: o que são motores 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0? Qual deles é o mais econômico?

Na hora de comprar um carro, seja ele novo ou usado, umas das primeiras coisas que precisamos pensar é na relação entre a potência do motor e a economia. Nesse artigo vamos mostrar qual é a diferença entre os tipos de motor e qual deles é o mais recomendado para quem busca carros mais potentes e também para quem precisa de carros mais econômicos.

Neste texto, você vai saber:

  • Porque associam cavalos à potência do motor
  • Qual é a relação entre a quantidade de cilindros e a potência do motor
  • Qual é a diferença entre os motores 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0
  • Se há carros com motor 1.0 que são mais potentes do que os outros
  • Quais são os motores mais econômicos e quais são os mais potentes
  • Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de motor

Ei! Está pensando em comprar um carro usado? Além de estar atento à potência do motor e à economia, você deve saber qual é a situação do veículo, antes de comprar!

Os carros usados, mesmo que sejam vendidos em concessionárias ou por amigos e parentes, podem ter restrições ou pendências que você nem imagina. Com a nossa consulta completa, você vai poder saber se o carro tem débitos, restrições, passagem por leilão, indício de sinistro (acidentes), histórico de roubo e furto, se teve quilometragem adulterada e muito mais.

Para consultar, você só precisa saber a placa do carro! 

consultar informações de motor e o histórico completo do veículo pela placa

Agora vamos ao tema:

Porque associam os cavalos à potência do motor?

Você provavelmente já sabe que a potência de um carro é medida em cavalos. O conceito de medição da potência dos carros associada à força dos cavalos, foi criado por James Watt. O uso dos cavalos como referência para explicar a relação entre força e tempo, se deu porque esse era o exemplo mais adaptado à sociedade daquela época.

No documento do carro, é possível encontrar a quantidade de cavalos que um veículo tem. Normalmente essa informação está no campo que fica localizado logo abaixo de onde está a informação do modelo do veículo.

Qual é a relação entre a quantidade de cilindros e a potência do motor?

Os motores de carro à combustão têm dentro deles um bloco de metal com alguns furos. Esses furos são chamados de cilindros e dentro deles há pistões que funcionam como se fossem seringas. Esses pistões injetam o combustível com ar dentro do motor.

Dessa forma, o oxigênio, entra em contato com a faísca que é gerada pelo atrito do pistão com o cilindro e queima junto com o combustível. Essa queima provoca uma expansão. Com essa expansão o pistão se mexe, empurra o virabrequim e a rotação faz o motor girar e gerar movimento, fazendo o carro se deslocar.

Então, quanto maior o volume de ar que entra nos cilindros, maior é a quantidade de oxigênio disponível, o que gera mais queima de combustível e, consequentemente, aumenta a potência do motor.

Qual é a diferença entre os motores 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0?

Basicamente, a diferença entre a numeração dos motores está associada ao volume de combustível e ar que os cilindros do motor comportam. Sendo, o motor 1.0 referente a 1L, o motor 1.4 referente a 1L e 400ml e assim por diante, até chegar ao motor 2.0, que comporta 2L.

Sendo assim, os pistões dos motores 1.0 conseguem “aspirar” 1L de ar e combustível para dentro dos cilindros. Mas, isso não é feito por um único cilindro, esse 1L de capacidade, nesse caso, é dividido entre 4 cilindros, ou seja, cada um com 250 ml (ou metros cúbicos). 

Há carros com motor 1.0 que são mais potentes do que os outros? 

Sim! Porque a potência de um motor também depende da tecnologia utilizada. Sendo assim, a comparação real entre motores só pode ser feita quando os veículos fazem parte de um mesmo modelo e têm a mesma tecnologia empregada em sua fabricação.

Quais são os motores mais econômicos e quais são os mais potentes?

Os motores mais econômicos, são os que têm cilindros menores, como é o caso dos motores 1.0 e 1.4. Os mais potentes, são os que têm cilindros maiores, ou seja, os motores de 1.6 em diante. 

Quando um motor tem cilindros maiores ou em maior quantidade, ele tem mais capacidade volumétrica. Isso faz com que entre mais combustível no motor. Por esse motivo, os carros com mais cilindros, apesar de serem mais potentes, consomem uma quantidade maior de combustível e, por isso, não são muito econômicos.

Veja agora as vantagens e desvantagens de cada tipo de motor: 

Primeiramente, na hora de escolher um carro para comprar, é preciso pensar em qual vai ser o seu uso diário e quais são as coisas das quais você não pode abrir mão. Pensando em te ajudar, vamos mostrar qual é o tipo de motor mais adequado para quem precisa economizar e para quem quer um carro com mais potência.

Carros com motor 1.0

São mais econômicos e tem uma potência menor. Esse tipo de carro é recomendado para quem precisa andar em cidades que não tenham muitas subidas. 

O carro 1.0 também é ideal para motoristas que não se incomodam de abrir mão do uso do ar condicionado e não precisam carregar muitas coisas no porta-malas e nem andar com muitos passageiros.

Cuidado: ao tentar usar carros 1.0 com o ar condicionado ligado, com um número excessivo de bagagem e muitas pessoas a bordo, há a possibilidade de danificar a embreagem do carro ao longo do tempo, além de ter um gasto bem maior com combustível. E isso vai fazer com que eles deixem de ser econômicos.

Carros com motor 1.4

Economia aliada a desempenho. Esse tipo de carro permite o uso de ar condicionado ou uma carga maior de bagagens e passageiros. Isso sem perder muita potência e sem gastar muito combustível. Sendo assim, é o tipo de carro ideal para quem busca conforto e custo/benefício.

Carros com motor 1.6

São mais potentes, tem melhor arranque, são melhores nas ultrapassagens, mas não são  muito econômicos. São recomendados para pessoas que não querem abrir mão do conforto e precisam de um carro com um nível médio de potência.

Carros com motor 1.8 e 2.0

São muito mais potentes e ágeis, mas gastam mais combustível. Esses tipos de carro são recomendados para pessoas que podem investir uma quantidade maior de dinheiro e não abrem mão de conforto e agilidade.

E aí, tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar