Blog

Qual é a diferença entre um carro seminovo e usado?

carros usados e seminovos, qual a diferença?

Muita gente acha que carro usado é a mesma coisa do que carro seminovo, mas existem alguns critérios que devem ser atendidos para que um veículo possa ser classificado como seminovo. Veja neste texto qual é a diferença entre um carro seminovo e usado e como fazer a compra desses tipos de veículo com segurança.

Neste texto você vai ver:

  • Qual é a diferença entre um carro seminovo e usado
  • Como comprar um carro seminovo ou usado com segurança

Evite golpes na compra de veículos!

Carros seminovos e usados podem ter alienações e débitos pendentes, além de serem roubados, batidos ou de leilão. Por isso, sempre consulte a procedência do veículo antes de comprar!

Qual é a diferença entre um carro seminovo e usado?

É correto dizer que um carro seminovo é usado, mas ele só pode ser classificado como um carro seminovo, se ele tiver as seguintes características:

  • No máximo 3 anos de uso
  • Ter tido um único dono
  • Ter até 20 mil Km rodados por ano

A partir daí, os veículos só podem ser classificados como usados, mesmo que seu estado de conservação esteja bom.

A classificação de veículos seminovos serve para que fique mais fácil a oferta e precificação dos veículos que tem pouco tempo de uso.

Como comprar um carro seminovo ou usado com segurança?

A compra de veículos seminovos e usados é uma boa oportunidade para quem não quer investir muito na compra ou não quer pagar os juros altos dos financiamentos. Mas, por se tratarem de veículos que já tem um histórico, é importante estar atento a alguns detalhes, antes de fechar o negócio.

Veja algumas dicas para fazer as melhores negociações de veículos:

1 – Defina um valor de investimento

Antes de começar uma negociação, é importante que você saiba qual é o valor que você pode investir na compra do veículo. Neste momento você deve levar em consideração alguns gastos relativos ao carro como: combustível, manutenção e impostos.

2 – Pesquise modelos de carro que se adequem às suas necessidades

O seu estilo de vida é um dos fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher um veículo. Você deve pensar no quanto você vai usar o carro, qual será a finalidade do uso (trabalho ou uso diário) e em qual tipo de terreno o carro irá circular mais.

3 – Procure um vendedor de confiança

É importante que você saiba que: não existe um vendedor de confiança, mesmo que seja um parente, um amigo ou vendedores de lojas especializadas e concessionárias. Isso porque, é muito comum que os veículos seminovos e usados tenham situações em seu histórico que diminuem muito o seu valor de mercado e esses vendedores podem nem saber disso. Veja no item 5 desta lista, como consultar o histórico do veículo antes de comprar.

4 – Faça vistoria e Test Drive

Uma das principais dicas durante a compra de carros usados e seminovos é fazer vistoria e Test Drive. É importante que você observe atentamente o veículo e procure por danos aparentes como: falhas na pintura, riscos, peças quebradas, pneus carecas, entre outros. Se você puder, leve um mecânico da sua confiança para te ajudar a identificar problemas.

Também é importante sempre fazer um test drive. Assim, fica mais fácil de identificar problemas no motor e na embreagem.

5 – Consulte o histórico do veículo

Como dito anteriormente, os veículos usados e seminovos podem ter situações em seu histórico que diminuem seu valor de mercado e dificultam a transferência para o seu nome. Alguns exemplos dessas situações são: passagem por leilão, sinistro, roubo e furto, alienações e restrições e adulteração de quilometragem.

Para consultar o histórico completo de um veículo, você pode fazer a consulta completa da Olho no Carro. Com essa consulta você tem acesso aos dados cadastrais do veículo e ainda pode fazer a confirmação da procedência do carro, pesquisando se em seu histórico consta alguma das situações mencionadas acima.

Para fazer a nossa consulta, você só precisa saber a placa do veículo e todas as informações podem ser acessadas de uma só vez. Além disso, temos consultas padronizadas para todos os estados do Brasil, o que não acontece nos sites do Detran, por exemplo.

Faça agora a nossa consulta e compre seu carro sem se preocupar!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar