Blog

Quando trocar os pneus do carro?

Os pneus são peças essenciais do veículo e o estado de conservação deles impacta diretamente no desempenho do carro e no valor de revenda. Saiba neste texto quando você deve trocar os pneus do carro e entenda mais sobre os indicadores de desgaste, que já vêm de fábrica!

Quer saber o histórico de um veículo usado, antes de comprar?

Então, faça a consulta completa da Olho no Carro! Com ela, você vai poder saber se o veículo tem algum tipo de problema em seu histórico como sinistro, roubo e furto e passagem por leilão. Assim, será mais fácil evitar golpes ou até mesmo negociar melhor o valor da compra.

Seja para viajar ou  para preparar o carro para a venda, o estado dos pneus é um dos pontos mais importantes a serem avaliados.

Veja agora como identificar desgastes e saber se está na hora de trocar os pneus do carro:

1 – Observe os indicadores de desgaste

Um dos principais indicadores de desgaste dos pneus do carro é o TWI (Tread Wear Indicator), que nada mais é do que uma saliência de borracha que fica localizada no interior dos sulcos do pneu.

Nem sempre o TWI terá o mesmo formato, pois cada montadora pode ter a sua forma específica de inserir esse indicador no pneu. Mas, normalmente será algo semelhante ao que vemos nesta imagem:

E como saber se o pneu está desgastado por meio desse indicador?

Os indicadores como o TWI são usados como ponto de referência ou uma linha guia para que o desgaste do pneu seja percebido mais facilmente, só de olhar. Isso acontece porque esses indicadores estão posicionados no fundo do sulco do pneu. Então, quando a borracha do pneu já estiver chegando perto do TWI, quer dizer que ela já está muito desgastada e é hora de trocar.

O limite mínimo desta altura da borracha do pneu, segundo as leis de trânsito do Brasil, precisa ser de 1,6 milímetros. Sendo assim, se estiver abaixo disso, é necessário fazer a substituição.

2 – Verifique a data de validade

Muitos proprietários de veículos não sabem que os pneus do carro têm data de validade. Mas, sim! Os pneus têm validade de até 5 anos.

Para saber qual foi a data de fabricação dos pneus do seu carro, você pode olhar na marcação, que fica ao lado da sigla DOT (Department of Transportation). Os 4 últimos números dessa marcação, representam a semana e o ano em que os pneus foram fabricados.

Por exemplo, se os últimos 4 dígitos forem 0916, quer dizer que os pneus foram fabricados na semana 9 do ano de 2016. Portanto, os pneus vão estar válidos até a nona semana do ano de 2021.

É importante dizer que essa data de validade é calculada com base em um uso moderado do veículo. Então, se você trabalha com o seu carro, ou viaja com frequência, o desgaste poderá acontecer antes desse período.

3 – Preste atenção em alguns fatores visuais que demonstram desgaste

Observe se o carro pende para um dos lados quando você dirige ou se o volante “puxa” com mais força para alguma direção.

Além disso, é importante verificar se não há nenhum material pontiagudo preso no pneu, como cacos de vidro ou pregos.

Para evitar problemas, conserve os pneus do seu carro!

Algumas medidas simples podem te ajudar a evitar problemas com os pneus do seu veículo e até mesmo diminuir a chance de acidentes.

Basta que você procure verificar os pneus com frequência e tente mantê-los calibrados, sempre que possível. É importante lembrar que a calibração deve ser feita de acordo com o manual de fábrica do veículo.

Enfim, essas são as dicas para saber quando trocar os pneus do carro. Tem alguma dúvida? É só escrever nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar