
Uma coisa é certa: um carro elétrico ou híbrido usado é muito mais barato do que um novo. Veja aqui qual é a diferença entre eles e se vale a pena comprar um carro desse tipo.
Os veículos usados, sejam eles elétricos, híbridos ou convencionais, podem ter pendências e restrições, passagem por leilão ou serem roubados. Por isso, antes de fechar qualquer negócio, consulte! Para saber mais sobre a nossa consulta completa, clique no botão abaixo:
Carros elétricos são aqueles que funcionam apenas por meio da energia elétrica. Ou seja, precisam ser recarregados e não possuem tanque de combustível. Já os carros híbridos, possuem a opção de serem recarregados com energia elétrica ou de serem abastecidos com gasolina e etanol. Ou seja, possuem um motor elétrico e um à combustão.
Com o salto dos carros elétricos no Brasil e o anúncio do Rota 2030, incentivando tecnologias de eficiência energética, diversas marcas começaram a anunciar novos modelos desse tipo de veículo.
Mas, se adquirir um veículo zero é algo fora da realidade de muitos brasileiros, imagine adquirir um veículo zero e elétrico ou híbrido que custam no mínimo R$ 120 mil, podendo chegar até mais de R$ 440 mil. Por isso, a alternativa na maioria das vezes é comprar um veículo usado.
Primeiramente, um carro elétrico ou híbrido usado tem um valor bem mais baixo do que um novo. Porém, é válido lembrar que a bateria muitas vezes precisa ser substituída. Por isso, o consumidor precisa pensar muito bem nos prós e contras antes de finalizar a compra.
De antemão, lembramos que todas as revisões precisam ser realizadas em oficinas autorizadas, mantendo assim, a garantia. As vantagens de adquirir um veículo usado dessa categoria incluem:
Antes de mais nada, esse tipo de carro, geralmente, têm garantia de dois anos pela fábrica e a bateria tem garantia de oito anos. Por isso é importante analisar bem o veículo e calcular gastos com a substituição da bateria, revisões e outros tipos de manutenções antes de fechar o negócio.
Além disso, dependendo do ano e da quilometragem do veículo, o comprador em pouco tempo terá que desembolsar praticamente o valor do carro para comprar uma bateria nova, o que muitas vezes não é vantajoso visto que o valor total se aproximará do valor original de um veículo mais em conta desta categoria.
As principais desvantagens desse tipo de veículo são:
Então, comprar um veículo usado dessa categoria pode ser um sonho que se tornará um pesadelo, caso os prós e contras não sejam ponderados, por este motivo é importante analisar algumas situações antes de finalizar a compra.
Veja também: 6 coisas para não esquecer na hora de comprar um carro usado
1 – Veja se existe uma oficina autorizada perto de você – Nunca se sabe quando terá problemas com seu veículo. Dessa forma, por mais que a manutenção seja mais barata, muitas vezes localizar um profissional adequado pode se tornar um grande problema.
2 – Verifique as revisões e manutenções – Veja se elas foram realizadas dentro do prazo correto e em oficinas autorizadas e capacitadas para realizar este tipo de revisão.
É válido mencionar que as preocupações e cuidados na aquisição de um veículo elétrico ou híbrido são praticamente as mesmas que as de um veículo normal, ou seja, fazer vistorias, analisar como o antigo dono cuidava do veículo, se os pneus estão em boas condições, etc.
3 – Verifique se existe alguma luz de advertência no painel – Elas indicam se há algum tipo de problema que precisa ser solucionado. Além disso, veja se a carga da bateria é compatível com o estimado no manual do veículo.
4 – Verifique a quilometragem do veículo – Quanto mais quilômetros rodados, menor a vida útil da bateria. Sendo assim, você deve verificar a quilometragem para ver se a compra da bateria compensará no valor final do veículo e saber aproximadamente quantos ciclos de bateria o veículo sofreu.
5 – Verifique a procedência do veículo – Faça uma consulta veicular para verificar histórico e procedência do carro, antes de efetivar a compra. Isso é imprescindível para evitar a compra de um veículo que dê prejuízos financeiros e jurídicos futuramente.
Para fazer a consulta completa do veículo, clique aqui.
Sim. Mas, se você gosta muito de viajar, deve tomar um cuidado antes de pegar a estrada com esse tipo de veículo: pesquise se durante o caminho você passará em um posto que ofereça o abastecimento elétrico ou faça o cálculo para saber se uma carga durará todo o percurso necessário. Assim você evita ficar preso na estrada no meio da sua viagem.
Enfim, essas são as informações que temos sobre os carros elétricos e híbridos. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.
Veja também: 5 principais problemas mecânicos em carros usados
Deixe um comentário