Blog

Contrato de consignação: veja como vender seu carro na concessionária

O você que precisa saber para vender seu carro na concessionária.

Pretende vender seu carro na concessionária? Entenda como funciona o contrato de consignação de veículos.

Mesmo com o amplo e variado mercado de vendas de automóveis que o Brasil abriga, vender um carro ou moto nem sempre é uma tarefa simples.

É preciso saber destacar os pontos fortes do veículo, seus benefícios, vantagens e diferenciais com precisão. Algo que a maioria dos vendedores de concessionárias e lojas de automóveis faz muito bem.

O que você acha de ter um documento que comprove a procedência do seu veículo antes de vender?

Com a consulta da Olho no Carro, você pode puxar pela placa, todas as informações sobre o histórico do seu veículo e emitir um laudo dessa consulta, que comprova que seu carro não tem nenhuma pendência.

Isso vai te dar muito mais poder de negociação na hora de vender!

fazer a consulta completa do histórico do veículo

Como funciona a consignação de veículos?

A consignação consiste na ação de deixar um carro seminovo ou usado em uma concessionária ou loja, para que seja revendido. O estabelecimento comercial escolhido, no caso, serve como um intermediador.

É uma ótima opção para quem está com um veículo parado, por muito tempo, ou que não consegue realizar a venda simplesmente por não ter prática e apresentar dificuldades em destacar o que o carro leva de bom.

O que é um contrato de consignação?

Para fazer a consignação de um veículo, é preciso que um contrato seja redigido e estipule como essa parceria irá funcionar. É o que chamamos de contrato de consignação. Nele, existe o consignante (proprietário do automóvel) e o consignatário (loja ou concessionária que receberá o carro). Ambas as partes terão obrigações uma com a outra, que deverão ser discutidas, antes que qualquer acordo seja feito.

Quais são as obrigações do consignante?

Nas obrigações do consignante, devem constar todas as informações do histórico do veículo, equipamentos instalados e funcionalidades e documento do carro, a quilometragem rodada e, claro, o estado do carro ou moto (inclusive, se já foi batido).

É nesse momento que a consulta veicular da Olho no Carro te ajuda. Por meio dela, você pode encontrar todas as informações sobre o histórico do veículo de uma única vez e por um preço acessível. Se quiser conhecer a nossa consulta completa, clique aqui.

Quais são as obrigações do consignatário?

O consignatário deve se comprometer a manter o automóvel em bom estado – da mesma forma que foi entregue – e a repassar o valor da revenda do carro ao proprietário (ou parte, dependendo de como ficar acordado) e, caso não haja venda, retornar o veículo ao seu dono sem nenhum dinheiro envolvido (se assim for combinado).

Além disso, o contrato também pode ter cláusulas específicas, como: tempo limite para venda, que caso seja ultrapassada, anula o acordo. Também podem constar cláusulas que estipulem um valor mínimo e um valor máximo para a venda do carro e o percentual que a consignatário leva caso o veículo seja passado à frente dentro das especificações redigidas.

Por isso, é importante planejar bem as condições antes de propor e assinar o documento.   

Contrato de consignação com termo de responsabilidade

Neste caso, é redigido um contrato conforme as explicações citadas no item anterior, porém, adiciona-se uma cláusula de responsabilidade ao consignante. Com base nela, o proprietário do carro é obrigado, caso o carro seja vendido, a arcar com quaisquer custos provenientes de multas que ainda estejam pendentes.

Ou seja, é preciso deixar o carro quitado e livre de infrações para que a negociação se complete. Verificar IPVA e outros documentos também contam e precisam estar em dia.

Qual é a vantagem do contrato de consignação com termo de responsabilidade?

Esse contrato acaba sendo uma grande vantagem para a revenda do carro, pois dá a certeza para possíveis interessados de que eles não assumirão multas, infrações ou impostos atrasados.

É uma economia de tempo e dinheiro para eles, que também enxergam credibilidade e segurança ao atestarem a presença da cláusula. No mercado de carros usados em São Paulo, por exemplo, o termo é muito comum.  

As vantagens da consignação de veículos

Expor seu carro a um público maior

Primeiramente, quem opta pela consignação de veículos tem a grande vantagem de expor seu carro a um público maior, uma vez que concessionárias e lojas possuem um bom nível de circulação de clientes todos os dias. Mais do que isso, quem realiza o trabalho de vender o automóvel não é você, mas um time de vendedores que, muitas vezes, possuem a tal “lábia” necessária para expor os pontos fortes e os benefícios da sua máquina.

Não há perdas caso o veículo não seja vendido

Outra vantagem é a de que, caso o carro não seja vendido, ninguém sai perdendo. Você receberá o carro novamente e pode tentar anunciá-lo de forma diferente, ou fazer um novo contrato de consignação com outro estabelecimento. Por outro lado, caso seja vendido, o veículo será repassado com rapidez ao novo proprietário, tornando o processo burocrático mais simples e eficaz.     

Fique atento às fraudes!

Antes de assinar um contrato de consignação e deixar seu carro nas mãos de algum local especializado, verifique se o estabelecimento é confiável. Realize pesquisas, pergunte, tente encontrar pessoas que já fizeram negócio com a loja ou concessionária. Há também portais especializados em vender veículos. Faça o que puder, mas tenha certeza de que está entrando em uma negociação segura. Caso não possa confirmar, procure por outro lugar, pois entregar o seu bem há alguém duvidoso jamais é ou será uma boa ideia.

Em suma, é importante ressaltar que confeccionar um contrato de consignação não é simples ou rápido. Indicamos veementemente que você o monte junto a um profissional jurídico, que poderá lhe dar dicas ainda mais certeiras para que você se proteja de eventuais “calotes” e garanta um ótimo negócio. 

Ah, e não esqueça: vendeu o carro? Comunique ao DETRAN!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar