Blog

Recall de veículos: tudo o que você precisa saber + os 5 maiores casos de Recall do mundo!

Saiba tudo sobre Recall de veículos

Quer saber mais sobre o Recall de veículos? Então, leia esse texto! Aqui tem tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e você ainda vai aprender a consultar se um veículo já teve um comunicado de Recall, pela placa e saber quais foram os 5 maiores casos de Recall do mundo!

Quer saber agora se um veículo tem Recall, pela placa?

Faça a consulta completa da Olho no Carro e consulte informações de Recall, leilão, sinistro, gravame e muito mais.

O que é Recall de veículos?

A tradução do termo Recall, poderia ser algo como “chamar de volta” e esse termo é utilizado quando algum problema de fabricação foi constatado e será necessário fazer a troca de alguma peça ou o reparo no veículo.

Além de Recall de veículos, esse processo também pode ser chamado de aviso de risco.

Para que ele serve?

Primeiramente, o Recall de veículos serve para inibir a circulação de automóveis com problemas, garantindo assim a segurança no trânsito. Dessa forma, erros de fabricação podem ser corrigidos a tempo, o que diminui a probabilidade de acidentes.

Como funciona o processo de Recall?

Segundo artigo 10 da Lei Federal 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, o comunicado de Recall deve ser feito através dos meios de comunicação como rádio, televisão e internet. Mas, em alguns casos, as montadoras também comunicam os proprietários dos veículos por meio de um aviso enviado diretamente para a sua residência.

Além disso, o Recall é feito por oficinas especializadas e não gera custos para os proprietários dos veículos.

O que fazer caso eu tenha problemas com a oficina especializada?

Caso a oficina especializada diga que está com falta de peças para fazer a reposição ou algum outro problema deste tipo, você deve procurar o Procon.

O que acontece se o proprietário não atender o chamado de Recall?

Após um ano do comunicado de Recall, se o problema ainda não tiver sido solucionado por meio das oficinas especializadas, no CRLV do veículo constará a informação de Recall pendente.

Como saber se o veículo já teve algum comunicado de Recall?

Para saber se um veículo já teve algum comunicado de Recall, você pode fazer a consulta completa da Olho no Carro. Por meio da nossa consulta, você pode saber se o veículo já teve Recall, além dos detalhes sobre o Recall e também sobre o comunicado. E, além disso, você pode ter acesso ao histórico completo do veículo e consultar informações sobre roubo e furto, sinistro, leilão,  restrições, débitos, multas e muito mais.

E o melhor é que, para consultar, você precisa somente do número da placa!

Confira agora a lista dos 5 maiores casos de Recall do mundo!

1 – Recall da Takata

Considerado o maior caso de Recall do mundo, esse foi o Recall destinado a 1 milhão de carros que tinham problemas no Airbag e poderiam causar acidentes graves.

A Takata, fabricante dos Airbags, recebeu uma multa de 1 bilhão de dólares e foi responsabilizada pela morte de 16 pessoas.

Desde 2008, foram identificados problemas em cerca de 100 milhões de veículos e, após investigações realizadas, ficou provado que a empresa tinha consciência de que o defeito nos Airbags causaria sérios acidentes. E, por isso, além da multa, foi pedida a falência da Takata, que ocorreu em junho de 2017.

2 – Recall Mercury e Lincoln da Ford

Esse caso aconteceu em 1981. 12 milhões de modelos das marcas Mercury e Lincoln, que foram feitos pela Ford, tiveram problemas na engrenagem de transmissão automática.

3 – Recall Thunderbird e picapes da Ford

Em 1996, a Ford realizou um Recall dos modelos Thunderbird e picapes. Nesse caso, os veículos fabricados tinham um problema em seu sistema de ignição.

4 – Recall de picapes e SUVs da Ford

Mais uma vez a Ford realizou um Recall. Dessa vez, entre os anos de 1999 e 2006. Foram chamados 15 milhões de picapes e SUVS em decorrência de problemas no controle de velocidade.

5 – Recall da General Motors

Esse caso também aconteceu em 1981. A General Motors anunciou um Recall para 5,8 milhões dos modelos Malibu, Buick e Regals, devido a um defeito no parafuso da suspensão traseira.

Enfim, essas são as principais informações sobre o Recall de veículos. Ficou com alguma dúvida? Precisa de outras informações? Então, escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar