Blog

Renajud: o que é? O que significa restrição Renajud?

Saiba mais sobre o Renajud

Quer saber o que é o Renajud ou precisa de mais informações sobre as restrições judiciais de veículos? Então, leia este texto e tire as suas dúvidas.

Neste texto você vai saber:

  • Como funciona o Renajud
  • O que é restrição Renajud
  • Como tirar esse tipo de bloqueio
  • Como descobrir restrições judiciais de veículos

Não perca tempo! Saiba agora se um veículo tem restrições, pela placa!

Como funciona o Renajud?

O Renajud é um sistema online que interliga o Poder Judiciário ao Denatran. Sendo assim, o objetivo do Renajud é facilitar a inserção e a retirada de restrições judiciais aos veículos.

Por meio deste sistema, as informações sobre as restrições judiciais de veículos são inseridas na Base de índice Nacional (BIN), do sistema Renavam e, posteriormente, são repassadas para os Detran de cada estado.

O que é restrição Renajud?

Por meio do Renajud, o Poder Judiciário pode aplicar diversos tipos de restrições aos veículos, a nível nacional. Os tipos de restrições judiciais são:

Transferência – Impede que seja feito licenciamento do veículo e o registro da mudança de propriedade no sistema do Renavam.

Circulação – Impede a circulação do veículo, o registro da mudança de propriedade no sistema do Renavam e o licenciamento. Além de autorizar o recolhimento do veículo ao depósito.

Registro de penhora – Registra no sistema Renavam que foi feita a penhora do veículo em um processo judicial.

Como retirar o bloqueio Renajud?

Como se trata de uma restrição judicial, a única forma de dar baixa no bloqueio Renajud é por meio de um processo judicial. Ou seja, é necessário que você procure um bom advogado que possa te ajudar a solucionar o seu caso.

Nos processos em que os veículos são dados como garantia, as sentenças podem ser a devolução do veículo, a venda do veículo ou um acordo em que ambas as partes se sintam contempladas.

Normalmente, os processos judiciais podem demorar vários meses para serem encerrados. E, durante o processo o proprietário do veículo não deve vendê-lo, pois o comprador não poderá transferir o veículo para o nome dele e ainda, caso a sentença do processo seja a venda ou devolução do veículo, o novo comprador deverá acatar as ordens judiciais, mesmo que não seja o responsável pelo processo.

Como descobrir restrições judiciais de veículos?

Para saber informações sobre as restrições de veículos, você pode escolher uma das consultas abaixo:

Consulta do Detran

Primeiramente, para consultar nos sites do Detran, você vai precisar acessar o site referente ao estado no qual você mora. Ou seja, se você mora no estado de São Paulo, para acessar o site do Detran você deve digitar: detran.sp.gov.br.

Então, para facilitar, deixamos aqui os links de acesso dos sites do Detran de cada estado. Basta clicar na sigla correspondente: AC; AL; AP; AM; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC;SP; SE; TO.

É importante que você saiba que o Detran não segue um padrão de serviços e atendimento. Sendo assim, a forma de consultar e as informações solicitadas em cada site do Detran são diferentes.

Consulta da Olho no Carro 

As consultas da Olho no Carro são padronizadas. Ou seja, a forma de consultar é a mesma para os veículos de todos os estados do Brasil.

Outra vantagem é que, para consultar no nosso site, basta saber a placa ou o chassi do veículo. Enquanto em muitos sites de órgãos públicos, é necessário saber também o número do Renavam.

Além disso, por meio da nossa consulta completa, você poderá saber se o veículo tem restrições e ter acesso a todo o seu histórico como: dados cadastrais, leilão, histórico de roubo e furto, gravame, sinistro e muito mais.

Assim, você pode comprar um carro usado com muito mais segurança!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar