
Saiba neste texto tudo sobre as restrições de veículos, sejam elas financeiras, administrativas ou judiciais. Além disso, veja também como saber se um veículo tem restrições, apenas pela placa e como consultar restrição financeira no Detran SP.
Um veículo fica restrito quando é dado como garantia, seja para um banco ou instituição financeira, ou em algum processo judicial.
Essas restrições são aplicadas para que o veículo não seja vendido ou transferido enquanto a dívida não for quitada ou o processo na Justiça não terminar.
Sendo assim, há 3 tipos de restrições de veículos:
Acontece quando há um financiamento ativo. Ou seja, o veículo está registrado no Sistema Nacional de Gravames. Essa restrição só é retirada quando acontece a quitação das parcelas do financiamento e é feita a baixa no gravame.
Existem 3 tipos de restrições financeiras:
Acontece quando um veículo é dado como garantia de um financiamento, concedido por um banco ou instituição financeira. Clique aqui para saber mais sobre a alienação fiduciária.
É semelhante a um aluguel, mas ao final do contrato, o contratante pode optar por comprar o veículo. Somente após a compra do veículo, o proprietário poderá transferi-lo para o seu nome. Saiba mais sobre o arrendamento mercantil, clique aqui.
Está relacionada a um tipo de contrato feito diretamente entre comprador e vendedor. Não há envolvimento de nenhum banco ou empresa financeira. Quer saber mais sobre a reserva de domínio? Clique aqui.
A restrição administrativa é imposta pelo Detran quando um veículo não é transferido para o novo dono, dentro do prazo de 30 dias.
A restrição judicial acontece quando o proprietário do veículo não cumpre o contrato de financiamento ou realiza a penhora do carro para um outro investimento, no qual ele também não conseguiu pagar o acordo. Saiba mais sobre a restrição judicial neste texto!
A restrição judicial demora para ser retirada de um veículo, pois ela depende de um processo na Justiça. Nesse processo é dada uma sentença, que muitas vezes pode determinar que o veículo deve ser vendido. Sendo assim, ele não volta para as mãos do antigo proprietário.
E essa divisão tem relação com a base em que a restrição está registrada. Quando uma restrição é nacional, ela está registrada na base de dados do Denatran. Então, quando ela é estadual, está registrada na base do Detran.
1 – Acesse o site do Detran SP, clique aqui.
2 – Na área de serviços online, escolha a opção “Veículo – débitos, restrições e vistorias”
3 – Escolha qual tipo de consulta você deseja fazer. Se quiser saber sobre as restrições do seu veículo, basta fazer o login e consultar. Caso escolha consultar veículos de terceiros, continue seguindo o passo a passo
4 – Clique novamente em “Débitos, restrições e vistorias”
5 – Insira a número da placa e do Renavam
Para consultar restrição financeira no Detran SP, você sempre vai precisar saber o número do Renavam do veículo.
Não sabe o Renavam do veículo que você quer consultar? Então, descubra o número do Renavam, pela placa, clique aqui!
Lembrando que esse é o passo a passo da consulta no Detran de São Paulo. Em outros estados, a consulta pode ser diferente. Portanto, acesse o site do Detran do estado no qual você mora para saber mais informações.
A forma mais fácil de saber se um veículo tem algum tipo de restrição, é por meio das consultas da Olho no Carro.
Com a nossa consulta completa, você poderá ter acesso a todos os dados do histórico do veículo, apenas pela placa. Ou seja, vai poder saber se o carro tem sinistro, roubo e furto, passagem por leilão, restrições e impedimentos e muito mais.
São diversas informações relevantes que vão te ajudar a evitar golpes e problemas ou até mesmo a negociar um valor melhor de compra.
Deixe um comentário