Blog

Saiba a melhor época para comprar carros seminovos ou usados

melhor epoca do ano dica comprar carro usado

Sim, há uma fase do ano boa para comprar! Quando precisamos de um carro seminovo ou usado, poucas pessoas pensam qual seria a melhor época para adquirir este bem. O fato é, se comprado no período certa, a economia de um carro usado pode ser de até 10%!

A melhor época é: Compre carro usado no final e no início do ano!

Os últimos e os primeiros meses do ano podem ser bastante favoráveis porque existe um acúmulo de carros restantes do ano anterior. Nos últimos meses do ano as montadoras estão lançando seus modelos mais modernos, portanto desejam liquidar os anteriores antes que se fiquem ultrapassados. Isso significa que há incentivo para renovação de estoque e por parte das montadoras e concessionárias, para não desvalorizarem e causarem prejuízos para as concessionárias.

Como nessa época também surgem grandes gastos (festas de fim de ano, materiais escolares, IPTU, férias…), um menor número de pessoas estão dispostas a adquirir mais gastos, como um carro. 

Sendo assim, para atrair mais consumidores, as concessionárias lançam promoções e descontos. É um ótimo período para conseguir bons descontos. E principalmente: busque e negocie carros que já venham com o IPVA do ano pago.


Ler também: IPVA 2020 (atualizado): Guia de como consultar e pagar o IPVA do veículo

EXTRA: O segredo, em qualquer período, é a negociação!

Agora que você já sabe qual é a melhor época para comprar carros seminovos, anotar algumas dicas para negociar ainda melhor seu carro seminovo ou usado:

Faça o checklist abaixo antes de comprar o carro ou moto de seu interesse:

1 – Prefira os veículos que estão sendo mais bem vistos no momento

O primeiro ano de vida de um veículo é o período que ele sofre maior depreciação. Essa é a grande vantagem de carros seminovos sobre os usados. Aproveite também os releases que há sobre carros seminovos e usados para entender quais os prós e contras do carro que você deseja. O Canal Opinião Sincera do youtube, por exemplo, é um ótimo termômetro para saber se o carro é bem visto ou não. Formado por dois engenheiros, o canal dá opinião bem humoradas, técnicas e relevantes sobre vários carros do momento.

Clique aqui para visitar o canal e saber bons pontos – desde dirigibilidade a preço de manutenção- sobre o carro de seu interesse. Pode ser que se surpreenda sobre o carro.


2 – Pesquise a origem e histórico do carro

Sempre busque a procedência do veículo! 

Indício de sinistro, passagem por leilão, roubo e furto, histórico de KM, aceitação em seguro, débito, multas dentre mais informações e possíveis restrições.

Antes de comprar, anote a placa do carro e faça uma consulta veicular para saber qual o histórico e que problemas ele pode ter sofrido.

Quer se prevenir e fazer a consulta completa do veículo?

consultar histórico e situação do carro e documentação para saber se o carro  é bom

3- Test-drive antes de fechar negócio

Apesar de você guiá-lo por um curto espaço, o test drive pode te dar a impressão geral do carro, conforto, sentir a dirigibilidade, se o veículo faz barulhos estranhos de série.

Fazer o test-drive é a forma de saber se o carro que despertou seu interesse é bom para você.

Não é só saber se o carro anda bem, mas conferir se você se adapta aos bancos, ao câmbio ou mesmo saber se o carrinho do bebê cabe no porta-malas.

4- Fique atento a quilometragem do carro

Um critério importante na compra do veículo usado é a quilometragem do veículo. Carros com baixa rodagem são mais valorizados pois, além de ter sido muito pouco usados, tem maior conservação e menor necessidade de manutenção. 

Redobre a atenção em modelos com alta quilometragem, e faça uma vistoria muito mais minuciosa nos motores e cuidados. Verifique estado de pneus e estepe, bateria e motor.

Ler também: Gasolina: Comum ou aditivada? Tire suas dúvidas sobre.

5- Leve um mecânico de confiança

Mesmo que você tenha conhecimentos em mecânica de carros leve em um mecânico de confiança para avaliar e vistoriar o veículo usado. Ele terá a visão mais imparcial, conseguirá observar minúcias e coisas que você jamais veria.

Peça também opinião sobre o visual (lataria e parte interna) e mecânica do auto (ruídos estranhos do motor e freio, suspensão e amortecedores, alinhamento e balanceamento).

6- Não tenha pressa

Na hora da compra, a última coisa que você precisa ter ou demonstrar é pressa. 

Faça a pesquisa com calma, pesquise em mais de um lugar até ter certeza! Avalie, além do valor e quilometragem, o custo de manutenção do carro também! 

Calma é fundamental tanto para fazer todos os steps acima, quanto para não ter medo de pedir descontos ou benefícios.

Ver também: Como comprar meu primeiro carro: tudo o que você precisa saber para sair do busão

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar