Blog

Tabela FIPE 2020: consulte aqui o preço médio do veículo!

consulte o preço médio de veículos

É muito comum, no mercado de compra e venda de veículos usados, utilizar a Tabela FIPE como base para definir o preço médio das negociações. Veja aqui o passo a passo para  consultar a Tabela FIPE 2020 e como ela funciona.

Neste texto você vai saber:

  • O que é a Tabela FIPE
  • Passo a passo para consultar a Tabela FIPE 2020
  • Como é feito o cálculo do preço médio de um veículo
  • Como é feito o cálculo do IPVA com base na Tabela FIPE
  • Qual é a diferença da Tabela FIPE e Tabela Molicar

Está pensando em vender ou comprar um veículo usado?

Já imaginou ter, em uma só consulta, além da informação do preço médio, todas as informações sobre a situação e o histórico do veículo? Pois é, nós também pensamos. E é por isso que, com a consulta completa da Olho no carro, você pode ter acesso a todas as informações das quais você precisa para fechar os melhores negócios.

Em uma única consulta, por meio da placa do veículo, é possível saber o preço médio de mercado, os dados cadastrais, as informações de roubo e furto, passagem por leilão, quilometragem, restrições e muito mais!

O que é a Tabela FIPE?

É uma tabela que indica qual é o preço médio dos veículos no mercado. Essa tabela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), por esse motivo, ela leva o nome de Tabela FIPE.

A Tabela FIPE é feita com base em análises econômicas e sociais que são realizadas mensalmente. Por meio dessas análises são definidos os preços médios dos veículos no mercado, sendo eles zero Km ou usados.

Normalmente, essa tabela é utilizada como base nas concessionárias, nas seguradoras e também nas vendas particulares. Mas, não é necessário que essa prática seja adotada no mercado de compra e venda de veículos. Isso é feito para que haja uma padronização e sejam evitados preços muito acima ou muito abaixo da média.

Como consultar a Tabela FIPE 2020?

Consultar a Tabela FIPE é indicado para quem pretende vender ou comprar um veículo, mas é importante lembrar que, os preços dessa tabela podem não corresponder fielmente à realidade do veículo que você pretende vender ou comprar. Isso porque, essa tabela não leva em consideração a região de venda, o estado de conservação do veículo e nem os itens opcionais.

Portanto, ao negociar seus veículos, é interessante que você use os valores encontrados na Tabela FIPE apenas como base e aumente ou diminua o valor de acordo com as características específicas do seu carro ou sua moto.

Para consultar a Tabela FIPE 2020, siga esse passo a passo:

1 –  Entre no site por este link: quero consultar a Tabela FIPE 2020

2 –  Escolha a categoria de carros que deseja consultar:

Escolha o tipo de veículo que deseja consultar a Tabela FIPE 2020

Para encontrar essa área de consultas, você deve ir até o final da página principal.

3 – Escolha o ano de referência do modelo do veículo que deseja consultar:

Escolha o ano de referência do modelo do veículo

4 – Selecione a marca, o modelo e o ano do modelo que deseja consultar e clique em “pesquisar”

Como é feito o cálculo do preço médio de um veículo?

A apuração dos preços da Tabela FIPE é feita a partir de um ano/modelo específico, que no caso dos carros convencionais, é o de 1985.

Para fazer o levantamento dos preços médios dos carros, é feita uma pesquisa direta com os vendedores de veículos. Esses vendedores dizem qual é o preço anunciado nas suas lojas, para o consumidor final e com o pagamento à vista. Com base nas respostas é feita uma média de preço de cada modelo de veículo.

No caso dos carros zero Km, o levantamento dos preços é feito com base em três categorias de veículos: básicos, intermediários e completos.

Como é feito o cálculo do IPVA com base na Tabela FIPE?

Não há uma padronização da porcentagem de aplicação do imposto do IPVA em todos os estados do Brasil. Mas, normalmente esse imposto é de 3% ou 4%. 

Tomando por base um imposto de 3%, o cálculo será feito sobre o valor total de um veículo, segundo a Tabela FIPE. Por exemplo, um carro que na tabela custa R$ 50 mil, vai ter que pagar um IPVA de R$ 1.500, que representam os 3% do valor do veículo.

Se quiser saber mais sobre o IPVA, leia também esse outro texto: IPVA 2020 Atrasado, como pagar?

Qual é a diferença da Tabela FIPE e Tabela Molicar?

Primeiramente, caso você nunca tenha ouvido falar em Tabela Molicar, vamos te dar uma breve explicação: a Tabela Molicar, é uma tabela que foi criada pela empresa Molicar e também tem como objetivo definir uma média de preços para veículos no mercado

Mas, a principal diferença entre a Tabela FIPE e Molicar, está no nível de detalhes das informações nas quais elas são baseadas.

Na Tabela FIPE, todos os carros que são de um mesmo modelo, são tratados como iguais, mesmo que eles tenham diferenças nos itens opcionais como: travas elétricas, ar condicionado e câmbio automático.

A Tabela Molicar, por sua vez, leva em consideração um número maior de informações para fazer o levantamento do preço médio dos veículos como, por exemplo, a região, a quilometragem e os itens opcionais. Isso faz com que essa tabela seja a mais utilizada pelas seguradoras.

Enfim, aqui estão as informações principais sobre a Tabela FIPE e como encontrar o preço médio de veículos. 

Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão? Escreva aí nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar