Blog

Tipos de financiamento de carro: Entenda como financiar seu próximo carro

quais vantagens financiamento de carro

Decidir adquirir um veículo sempre é um passo extremamente importante na vida de qualquer pessoa. Isso porque, com o alto investimento, muitas vezes é inviável o pagamento à vista. Por esse motivo, os financiamentos são a modalidade de pagamento mais utilizadas para comprar um carro.

Não é difícil encontrar bancos que ofereçam serviço de financiamento, na verdade, existem empresas especializadas nesse procedimento que levam o nome de “financeiras”.

Na maioria das vezes, o cliente vai até a garagem ou concessionária, escolhe o carro e então preenche uma ficha de avaliação, que é direcionada ao banco para análise. Caso ocorra a aprovação, o dinheiro total é encaminhado a quem vende o carro e o cliente passa a pagar as parcelas mensais referente ao financiamento.

Está interessado em comprar um carro e acredita que um financiamento é a melhor opção para você? Se sim, confira nesse artigo os tipos de financiamentos, além de suas vantagens e desvantagens.

Por que financiar?

Optar pelo financiamento parece uma decisão fácil, mas não é. É claro que ele possibilita que muitas pessoas que não possuem a disponibilidade do dinheiro à vista possam adquirir o seu veículo.

Entretanto, existem também outras formas de levantar um dinheiro como o empréstimo bancário. Nessa modalidade, o dinheiro não possui uma finalidade específica e pode ser utilizado de acordo com os interesses de quem levantou essa quantia.

Comparando essas duas instituições, é possível que o comprado fique em dúvida. No entanto, quando a função do dinheiro é adquirir um carro, o financiamento de veículos costuma ser a melhor opção.

Isso porque, via de regra, as taxas de juros são mais baratas que um crédito pessoal ou empréstimo bancário. Além disso, não há problemas com os trâmites do pagamento, pois eles vão diretamente para a conta bancária do vendedor.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o financiamento, confira quais são os tipos oferecidos.

Tipos de financiamento de carros: Qual é o melhor para cada caso?

Quando tratamos dos financiamentos de veículos, temos 2 tipos: O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o Leasing. Ambos possuem diferenças básicas, cada um com suas vantagens e desvantagens. Confira!

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

Essa modalidade se assemelha ao empréstimo e, embora possa seja utilizada para adquirir outros produtos (ou serviços), é amplamente utilizada na compra de carros.

Nela, o cliente é dono do carro e seu nome constará no recibo de compra e venda como proprietário. No entanto, ainda assim o veículo terá ligação com o banco, pois ele constará como “alienado” no sistema GRAVAME até que o financiamento seja quitado.

Existem diversos benefícios ao optar por essa modalidade de financiamento, já que é um

processo mais rápido e menos burocrático. Além disso, como dito anteriormente sua taxa de juros é menor que o a do Crédito Pessoal e sempre estará atrelada a uma porcentagem da compra. Em geral, de 1 a 4%.

No entanto, existem algumas desvantagens ao optar pelo CDC. A primeira delas é que o bem é garantia do financiamento, portanto, na falta de pagamento ele será retomado na famosa “Busca e Apreensão”. Sobre ele também incide o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Além disso, seus juros são superiores ao rendimento da poupança, ou seja, ao final das parcelas você terá investido um valor superior ao valor venal do veículo, tendo em vista que ele é desvalorizado com o passar do tempo.

Leasing ou arrendamento mercantil

Já no Leasing, ou arrendamento mercantil, o veículo fica no nome da instituição financeira até o fim das parcelas. Só então o carro passará a constar no nome do proprietário real.

Na verdade, nessa modalidade, o comprador utiliza o bem como num “aluguel”, no entanto, ao final do contrato ele adquire, de fato, o carro.

Uma das vantagens é que o leasing permite o financiamento de 100% do veículo, ou seja, não é necessário arcar com a “entrada”. No entanto, essa modalidade exige um investimento maior por parte do comprador, já que a maioria das instituições financeiras prevê a contratação de um seguro para garantir que o carro esteja em perfeitas condições ao final no contrato.

Agora você já está apto a decidir qual é a modalidade de financiamento que mais se encaixa para sua situação.

Ver também: Saiba a melhor época para comprar carros seminovos ou usados

Já decidiu qual veículo comprar por financiamento? Não se esqueça de analisar o histórico!

Antes de adquirir um carro usado, lembre-se realizar uma consulta veicular (clique para fazer) na Olho no Carro para garantir sua segurança e realizar um bom negócio!

Saiba tudo o que é possível saber com uma consulta veicular!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar