Blog

Vai escolher um carro usado ou seminovo? Veja as diferenças e como consultar o histórico do veículo

Qual é a diferença? Seminovo ou Usado?

Ao pensar em comprar um veículo é possível que você se depare com a seguinte dúvida: carro usado ou seminovo? Qual é melhor? Existe diferença? Então, leia este texto e saiba tudo sobre esse assunto, além de aprender a consultar o histórico do veículo, para comprar com segurança.

Existe diferença entre carro usado ou seminovo?

Sim, existe! A categoria de seminovo foi criada como uma categoria intermediária entre carros novos e usados. Sendo assim, para um veículo ser considerado seminovo, ele deve seguir três requisitos básicos:

  • Ser posse de um único dono
  • Possuir no máximo três anos de uso
  • Rodar no máximo 20 mil quilômetros em um ano

Esse tipo de veículo se encontra em melhores condições de uso. A lataria permanece quase intacta, a parte mecânica costuma funcionar perfeitamente, além de ainda possuir peças originais e garantia do fabricante.

Carros com menos de 3 anos de uso, podem não ser classificados como seminovos!

O fato do carro ter menos de 3 anos de uso, pode não classificá-lo como seminovo. Isso porque, um carro que possua apenas um ano de uso pode dispor de uma quilometragem mais elevada. Um taxista, por exemplo, chega a rodar 160 quilômetros por dia. Então, nesse caso, o veículo será classificado como usado. 

Ou seja, para que um veículo possa ser considerado como seminovo, ele tem que atender a todos os requisitos citados anteriormente.

Então é melhor comprar um carro usado ou um seminovo?

Com relação ao investimento, o carro seminovo pode ser uma ótima opção para quem busca o conforto de um carro novo por um preço bem mais justo. Afinal, ele não sofrerá tanto com o fator da desvalorização e terá um maior tempo sem manutenção ou grandes custos. Já o usado, tende a ser ainda mais barato e ainda possuir um IPVA relativamente menor, porém pode apresentar dor de cabeça com trocas de peças e manutenção.

Sendo assim, a decisão entre a compra de um carro usado ou seminovo vai depender da sua necessidade e do valor que você pretende investir na compra.

Quais cuidados é preciso ter antes de comprar um carro usado ou seminovo? Aprenda a consultar um carro pela placa.

Não é novidade que a negociação de veículos usados e seminovos permite conseguir preços mais atrativos. Porém, é necessário estar atento a alguns fatores antes de comprar.

Veja agora algumas dicas para negociar o seu veículo da melhor forma:

1 – Faça a vistoria do veículo

Observe se houve alguma modificação ou troca de peças originais do veículo, como a embreagem, por exemplo. Além disso, é importante reparar em sinais de batidas e problemas na lataria. Sempre leve o carro em mais de um mecânico! Mais de um especialista fazendo essa vistoria te ajuda a detectar melhor possíveis problemas.

2 – Faça o Test Drive

Somente andando com o veículo você poderá perceber se há algum tipo de problema no motor ou na parte elétrica do carro. Isso porque, neste momento, você poderá identificar algum barulho ou fumaça que possa ser o sinal de algum desses problemas.

3 – Não se esqueça de consultar o histórico do veículo

Um dos erros mais comuns na compra de um carro usado ou seminovo, é não consultar o histórico do veículo antes de comprar. Pois, muitas vezes, esse tipo de veículo pode ter situações em seu histórico que inviabilizam ou dificultam a compra. Entre essas situações estão: restrições, impedimentos, roubo e furto, sinistro e leilão.

Sendo assim, mesmo que você compre o carro de alguém em quem você confia, o ideal é sempre é sempre consultar um carro usado ou seminovo antes de comprar, para evitar problemas.

Como consultar o histórico do veículo pela placa?

Para consultar um carro que você pretende comprar, basta fazer a consulta completa da Olho no Carro. Para fazer essa consulta, você só precisa saber o número da placa e ela retorna informações de: dados cadastrais, restrições, alienações, sinistro, roubo e furto, leilão e muito mais.

Se interessou pela consulta completa e quer consultar um carro usado ou seminovo?

Enfim, agora você já sabe qual é a diferença entre carro usado e seminovo e qual deles mais se ajusta ao seu perfil e também aprendeu a como consultar um carro que você pretende comprar.

Se ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários do blog!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar