Blog

Vender ou recuperar o carro batido? Veja o que é melhor!

vender ou recuperar o carro sinistrado?

Uma das maiores dúvidas dos motoristas, após sofrerem um acidente, é se é melhor vender ou recuperar o carro batido. Veja aqui quando vale a pena vender ou quando é melhor recuperar o seu carro sinistrado.

Neste texto você vai saber

  • Se as seguradoras são obrigadas a recuperar os veículos sinistrados
  • Como saber se é melhor vender ou recuperar o carro batido
  • Como saber se um veículo tem indício de sinistro, pela placa

Saiba se um veículo já foi batido! Consulte o histórico completo, apenas pela placa.

As seguradoras são obrigadas a recuperar os veículos sinistrados?

Não! Quando o acidente que o veículo sofreu causou danos estruturais muito severos ou perda total, como não há chance de recuperação, ele é destinado para leilão. Nesse caso, o proprietário será indenizado com o valor total, previsto na apólice.

Mas, há muitos casos em que os danos não são tão graves assim. Então, para definir se  vale mais a pena vender ou recuperar o carro batido, é necessário avaliar quais peças foram danificadas com a batida e qual é o custo de recuperação desse veículo.

Para saber se é melhor vender ou recuperar o carro batido, procure ajuda de um mecânico de confiança!

Um mecânico tem o conhecimento técnico necessário para avaliar o veículo e fazer um orçamento dos custos para reposição de peças, funilaria, pintura e demais reparos necessários.

Sendo assim, quando o custo dos reparos for maior do que o valor de revenda do veículo, sabe-se que a recuperação não é interessante. Então, nesse caso, é melhor vender o veículo.

Os veículos sinistrados perdem valor de mercado! Essa perda pode ser de até 25%!

Por isso, é importante pensar se realmente vale a pena fazer os reparos no seu carro, mesmo que o custo da recuperação não seja muito elevado. Isso porque, os sinistros ficam registrados pelo Detran. Então, mesmo que você faça todos os reparos necessários, ainda constará o indício de sinistro no histórico veículo. E essa informação estará disponível para consulta de futuros compradores e das seguradoras. 

Isso pode diminuir as suas chances de conseguir vender o veículo posteriormente. Além disso,  é importante lembrar que, as seguradoras nem sempre aceitam fazer o seguro para veículos sinistrados e, quando aceitam, os seguros são mais caros do que os convencionais.

Existe mercado para a venda de veículos com sinistro?

Sim! Apesar desses veículos ficarem com o registro de sinistro ativo, muitas pessoas se interessam pelos preços mais acessíveis e resolvem investir na compra para realizar os reparos. Dessa forma, caso a negociação seja boa, elas podem ter veículos mais novos, por um preço menor. 

Mas, para realizar esse tipo de venda, é necessário que você comunique ao comprador qual é a situação do veículo, dizendo que se trata de um carro sinistrado. Assim, você evita problemas judiciais.

Como saber se um veículo tem indício de sinistro?

Como já foi dito anteriormente, sempre que um veículo sofre algum tipo de sinistro, essa ocorrência fica registrada na base de dados do Detran. Logo, uma das formas de saber se um veículo tem indício de sinistro, é por meio da consulta de veículos do site do Detran.

Para fazer essa consulta, basta que você acesse o site do Detran do seu estado. Nem todos os Detran disponibilizam esse tipo de informação, devido ao fato de não terem um padrão de serviços e atendimento. Por isso, você deve buscar as informações de como realizar a consulta, por meio dos canais de atendimento.

A forma mais fácil de saber se um veículo tem sinistro, é por meio das consultas da Olho no Carro.

As vantagens das nossas consultas são: padronização, acesso a informações confiáveis, consulta realizada apenas pela placa e praticidade para consultar.

Para pesquisar informações sobre veículos sinistrados, nós temos 3 consultas disponíveis. Escolha se encaixa melhor nas suas necessidades:

Consulta Veículo Completa

Com essa consulta, você pode puxar pela placa, todo o histórico completo do veículo consultado. Desde os dados cadastrais nacionais e estaduais, até às informações de sinistro, roubo e furto e leilão. Essa é a consulta ideal para quem pretende comprar carros usados, sem ter nenhuma dor de cabeça.

Consulta Veículo Básico

Essa consulta retorna as informações básicas sobre a situação de um veículo. Também é uma opção interessante para quem pretende negociar veículos usados com segurança.

Clique aqui e faça a consulta básica.

Consulta de leilão

Essa consulta é mais específica. Ela retorna informações de leilão, indício de sinistro, aceitação em seguros e dados cadastrais.

Clique aqui e faça a consulta de leilão.

Enfim, essas são as informações básicas para saber se é melhor vender ou recuperar o carro batido. Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva pra gente nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar