Blog

Como funciona vistoria anual de veículos: o que é e para que serve

estenda a vistoria veicular anual e porque e importante

A vistoria anual do veículo é um ponto extremamente importante para a vida útil de um carro, mas muitos brasileiros simplesmente deixam ela de lado. Vamos falar sobre isso hoje?

Quem nunca passou o ano sem ter ido sequer uma vez ao médico para fazer o seu check-up? Esse é um aspecto muito comum dos brasileiros: deixar tudo para amanhã, mas o amanhã nunca chega.

Isso acontece também quando falamos de carros. As pessoas acabam adiando a vistoria anual para a última hora, o que pode acarretar atrasos e até multa.

Ver também: Como consultar renavam pela placa

Mas, será que esse “check-up” do seu carro realmente é tão importante assim? No decorrer desse artigo iremos falar o que é esse processo, como funciona e a sua importância para a vida útil do seu veículo.

Vamos lá?

Vistoria Anual do Veículo: o que é isso?

Quando você possui um veículo, é extremamente importante ter em mente que além de ter o privilégio de ir de um lugar ao outro com facilidade, você também possui deveres.

Esses deveres derivam da periculosidade de um veículo. Afinal, numa pista com velocidade de 100km/h qualquer pequeno defeito seja nos pneus, freio ou direção já é capaz de provocar uma tragédia gigantesca. Assim, cumprir os deveres de manutenção do carro é uma questão de segurança para o motorista, para os passageiros e também para terceiros.

Veja também: Descubra quais fatores contribuem na desvalorização de um veiculo na venda

A vistoria anual de veículos é uma dessas obrigações para garantir a segurança. Então, para garantir que o carro esteja em boas condições de uso, o proprietário deve levá-lo ao DETRAN uma vez ao ano para realizar a vistoria.

Além disso, é um dos requisitos para refazer o documento.

A obrigatoriedade desse procedimento foi instaurada pelo Código de Trânsito Brasileiro, que se trata da lei reguladora do nossos sistema de trânsito. A vistoria está prevista no artigo 22, que já nesse texto a incluiu como obrigatória.

Mas, não é só essa sua previsão. Há algum tempo atrás, o DENATRAN (Sistema Nacional de Trânsito) lançou a resolução nº  466/13, na qual dispôs um pouco sobre o tema.

Segundo o texto da resolução, a função da vistoria é autenticar a identificação do veículo, a propriedade do bem e, é claro, verificar a segurança, pois através desse procedimento é possível analisar se os equipamentos estão funcionando adequadamente, se a parte mecânica não está com os parâmetros de segurança ambiental desequilibrados e outras questões importantes.

E como se já não bastassem todos esses órgãos de trânsito regulamentando essa questão, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aprovou a inspeção anual obrigatória em todo o país, como forma de minimizar a emissão de gases poluentes através da checagem do veículo.

Qual o período a vistoria veicular deve ser realizada?

De acordo com o disposto em lei, a inspeção veicular deve ser realizada 90 dias antes do licenciamento anual obrigatório do veículo.

Mas saiba que a vistoria de um ano pode não condizer com os procedimentos realizados no ano anterior, pois eles são decididos entre o DETRAN e o Ibama, para que tanto a parte ambiental, quanto cadastral estejam em sintonia.

Para realizar a vistoria é necessário pagar uma taxa que pode variar do DETRAN de cada estado. Então, para mais informações, é necessário entrar em contato através dos meios de comunicação disponíveis pelo DETRAN da sua cidade.

Existe alguma punição?

Sim! Não realizar a vistoria anual incide diretamente como uma infração gravíssima. Ou seja, o motorista responde diretamente como se fosse outra infração cometida no trânsito, com grau gravíssimo. Além disso, é passível de punição legal e ocorre o impedimento para realizar a renovação do “documento do carro” (Certificado de Registro Veicular – CRV) Por isso, não deixe para a última hora e programe-se antes para realizar esse procedimento obrigatório!

Ver também: O que é CRLV, e qual a diferença entre CRV e CRLV?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar