Saiba tudo sobre o Ford Ecosport G1 e conheça os principais pontos fortes e fracos desse modelo.
A primeira geração do Ford EcoSport foi apresentada em 2002, durante o Salão do Automóvel, e a excelente recepção do público não só confirmou a produção em série do modelo como também marcou o que seria apenas o início de um movimento que, anos depois, ditaria os rumos da indústria automotiva mundial.
O Ford EcoSport G1 marcou o começo da popularização dos SUVs compactos no Brasil e foi o primeiro utilitário esportivo de muita gente, abrindo o caminho e pavimentando a estrada para todos os outros que o sucederam e que são tão cotados pelo mercado até os dias de hoje.
Design
Conhecido inicialmente como “Projeto Amazon”, o design do EcoSport tinha inspiração óbvia no então novo Fiesta, a quinta geração do compacto que chegara pouco tempo antes, uma vez que o SUV é montado sobre a mesma plataforma do hatch.
Também havia bastante semelhança com o Fusion, um antigo utilitário que a Ford comercializava no mercado europeu nos anos 2000 e que não tem nenhuma ligação com o sedan homônimo oferecido no Brasil anos após a estreia do primeiro EcoSport.
A dianteira traz faróis com aspecto quadrado dinâmico e máscara negra com refletor único bifocal ao centro, separados da grade por protuberâncias no para-choque que lembram o formato dos antigos “quebra-mato”.
O para-choque, por sua vez, traz linhas simples e faz continuidade com o arco dos para-lamas que dão volume e robustez ao desenho.
De lado, janelas amplas e poucos detalhes deixam o design limpo, reforçando o lado familiar do projeto.
Por fim, a traseira traz lanternas retangulares na vertical e tampa do porta-malas com abertura lateral e estepe pendurado, soluções que visam enaltecer o lado “aventureiro” do EcoSport.

Em 2007, para a linha 2008, foi a vez do facelift do utilitário compacto deixar o visual mais moderno e corrigir algumas falhas do modelo original.
Os faróis cresceram e ficaram mais retangulares, agora interligados pela nova grade. No centro do capô, o nome ECOSPORT passou a vir em letras soltas como nos Land Rover da época e o para-choque reforçou ainda mais o visual semelhante a um quebra-mato.
No mais, as rodas e lanternas também foram atualizadas, mas sem mudanças drásticas.
Não compre um Ecosport usado antes de consultar o histórico!
Saiba se o carro já foi batido, de leilão, se tem problemas na documentação e muito mais, só pela placa.

Mecânica
Construído sobre a plataforma B3, compartilhada com a quinta geração global do Fiesta, o EcoSport de primeira geração pode ser encontrado com motores 1.0, 1.6 e 2.0, todos de quatro cilindros.
Diferentemente dos outros, o 1.0 era sobrealimentado por compressor (supercharger), capaz de gerar até 95 cv e 12,6 kgfm, trabalhando sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Foi uma solução pensada para aproveitar o imposto menor devido ao tamanho do bloco e, ao mesmo tempo, ter um motor forte o bastante para mover os 1.200 kg do utilitário, entretanto, durou pouco tempo por causa do alto consumo, do desempenho apático e do custo elevado de manutenção.
Já os 1.6 e 2.0 são naturalmente aspirados e podiam ser abastecidos somente com gasolina nos primeiros anos/modelo do EcoSport, adotando tecnologia flex com o passar do tempo.
O 1.6 gera até 107 cv e 15,3 kgfm e estava disponível unicamente com câmbio manual de cinco marchas, enquanto o 2.0 gera até 145 cv e 19,4 kgfm, podendo ser encontrado com câmbio manual de cinco marchas ou automático convencional de quatro marchas.
Além disso, o 2.0 é o único que podia ser aliado ao sistema de tração seletiva 4WD, sem opção de reduzida, que passa a tracionar as quatro rodas ao toque de um botão no painel.
Saiba mais sobre o Ford Ecosport G1 neste vídeo:
Interior
Por dentro, as semelhanças entre o EcoSport e o Fiesta são muitas.
Todo o layout básico da cabine é o mesmíssimo do hatch, bem como sistema de rádio, comandos de ar-condicionado, saídas de ar, volante e disposição dos controles gerais.

As diferenças estão nos forros plásticos das portas e painel, acabamentos, padrão dos tecidos, cluster de instrumentos e, claro, no espaço interno dos modelos.

Tecnologia
Apesar de não ter sido um carro barato, o Ford EcoSport G1 nunca teve a lista de equipamentos como um ponto forte.
O máximo que o pequeno utilitário podia receber de itens de série englobava:
- Faróis de neblina;
- Trio elétrico (vidros, travas e retrovisores);
- Rádio;
- Direção hidráulica;
- Rodas de liga-leve;
- Base para rack de teto;
- Odômetro digital;
- Ar-condicionado;
- Limpador e desembaçador traseiro.
Principais pontos fortes
Mercado
Mesmo tendo saído de linha, o EcoSport se mantém em alta no mercado de usados, sendo um carro bastante tranquilo de se comercializar.
Suspensão
A suspensão do EcoSport, além de elevada, é ótima para enfrentar os muitos obstáculos do asfalto brasileiro.
Motor 2.0
O motor 2.0 era o mais adequado ao porte, posicionamento e preço do EcoSport. Não é econômico, mas oferece desempenho adequado e até satisfatório para um modelo da sua categoria.
Principais pontos fracos
Motor 1.0
Na teoria, a ideia de sobrealimentar um pequeno 1.0 com compressor mecânico era ótima, mas na prática, se mostrou um tremendo fracasso.
Não é à toa que esses carros praticamente sumiram do mercado de usados, porque ninguém os quer. Se está de olho em um EcoSport, evite os exemplares com esse motor, por mais que o preço esteja atraente.
Acabamento interno
Apesar de ser um carro caro, o EcoSport trazia um interior muito parecido com o do Fiesta e, para piorar, são muitos os relatos de excesso de ruídos internos e até mesmo falhas de montagem, entre outros tipos de problemas.
O facelift de 2007 melhorou um pouco, mas não conseguiu fazer desse tópico um ponto forte do utilitário.
Equipamentos
Mesmo pertencendo a uma categoria acima dos hatches compactos, a lista de equipamentos do Ford EcoSport G1 decepciona bastante por ser, basicamente, a mesma de qualquer hatch compacto da sua época.
Não há maiores recursos de tecnologia e/ou comodidade, o que faz dele uma das compras menos indicadas para quem valoriza esse tópico.
Principais concorrentes diretos
- Renault Duster G1 – (2011-2019) – Avaliação, review e opinião;
- Mitsubishi Pajero TR4.