Ford Escort G3 (1993 – 1996) – Avaliação, review e opinião

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3 de julho - 2023 | Atualizado dia 6 de setembro de 2023

Por: Emiliana Marini

Saiba mais sobre o Ford Escort G3 e conheça os principais pontos fortes e fracos desse modelo. 

A terceira geração do Ford Escort no Brasil (quinta geração global) estreou em 1992, como ano/modelo 1993, dois anos após sua apresentação na Europa, sendo mais um fruto da aliança Autolatina e dando continuidade ao sucesso do hatch compacto no Brasil.  

O Ford Escort G3 trouxe grandes mudanças com evoluções significativas em alguns aspectos, mas com retrocessos em outros pontos, além de ter sido a última que ofereceu a versão “descolada” XR3 tanto na carroceria fechada quanto na conversível e, por fim, a última geração do Escort sob a chancela da Autolatina.  

Foto mostrando um Ford Escort 1993, versão XR3, prateado sendo dirigido em uma estrada de asfalto.
Ford Escort 1993 XR3 – Foto Quatro Rodas

Design 

Enquanto as mudanças da primeira para a segunda geração foram muito sutis, as alterações da segunda para a terceira geração foram drásticas e seguiram o modelo original europeu com toda a fidelidade.  

O formato notchback foi mantido, com a carroceria de dois volumes e meio no mesmo perfil dos antecessores, mas a lataria ganhou novos vincos e recortes, além de linhas mais modernas que buscavam transmitir um pouco mais de sofisticação, apesar do modelo não ter mudado seu posicionamento no portfólio da montadora. 

De frente, os faróis ficaram mais estreitos e podiam vir com refletores duplos nas versões mais caras, sendo que a seta direcional continuava separada do conjunto principal.

Entre os faróis, uma discreta grade na cor do carro finaliza a parte superior, enquanto o para-choque pode vir em preto fosco ou na mesma cor da carroceria, dependendo da versão, bem como os faróis de neblina. 

De lado, o Ford Escort G3 traz dois vincos bem demarcados na lataria, sendo um na parte superior, começando acima das setas nos para-lamas, e outro inferior que se posiciona apenas entre as portas. Assim como os para-choques, as maçanetas e retrovisores podem vir em preto fosco ou na cor da carroceria.  

Por fim, na traseira, as lanternas são quadradas e finalizam o vinco lateral que corta os para-lamas. Além disso, a traseira ficou mais alta e a tampa do porta-malas ganhou uma abertura maior, abrigando a placa do veículo. 

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Mecânica 

Construído sobre uma plataforma nova, o Escort de terceira geração manteve as opções de motores 1.6 e 1.8 de quatro cilindros e aspiração natural, mas ganhou o 2.0 da linha Alta Performance (AP) da Volkswagen para as versões mais caras.  

Um retrocesso marcante da terceira geração com relação aos antecessores foi a troca da suspensão traseira independente por um sistema convencional, por eixo de torção.

Em contrapartida, os freios das versões mais caras passaram a trazer discos nas quatro rodas – ventilados na dianteira e sólidos na traseira.  

A transmissão, como sempre, é manual de cinco marchas para todas as configurações. 

Interior 

Por dentro, basicamente, o layout geral se manteve o mesmo do modelo anterior, trazendo alterações menores de visual como novos comandos, seletores, saídas de ar e acabamentos plásticos, bem como os forros de porta. 

Foto de detalhe mostrando o painel do carro. É possível ver o volante, os comandos e as saídas de ar, o rádio e o velocímetro.
Foto CARWP

O padrão do acabamento também se manteve, composto por um painel inteiramente em plástico e as portas com grandes porções em tecido. Houve uma melhora significativa no espaço interno por conta do aumento no entre-eixos. 

Tecnologia 

Apesar das evoluções em outros aspectos, o Ford Escort G3 manteve a lista de equipamentos altamente enxuta nas configurações mais baratas.  

O modelo de entrada não traz nada além de:

  • Faróis de refletor único bifocal;
  • Vidros por manivela;
  • Direção sem assistência;
  • Sistema de ventilação;
  • Retrovisores com ajuste manual;
  • Rodas com calotas;
  • Bancos em tecido.  

Em contrapartida, os mais completos trazem:

  • Vidros elétricos;
  • Rádio AM/FM com toca-fitas;
  • Retrovisores elétricos;
  • Teto solar;
  • Volante com ajuste de altura;
  • Faróis de neblina;
  • Rodas de liga leve.

Principais pontos fortes 

Design 

Embora todos os Escort sejam, essencialmente, europeus, a terceira geração é a única reconhecida popularmente por esse termo – Escort europeu.

Isso se deve pelo acerto do design que distinguia, com facilidade, o hatch da Ford dos seus principais concorrentes diretos. Para muitos, é o modelo mais bonito da trajetória do compacto e, de fato, envelheceu muito bem. 

Desempenho 

Se você está procurando um Escort com bom desempenho, terá as melhores opções no modelo de terceira geração – isso por causa da oferta dos motores AP nas versões mais caras, em especial, o 2.0 que não foi oferecido em nenhuma outra geração. 

Revenda

Comercialmente falando, o Ford Escort G3 ainda tem um forte apelo por conta do grande número de unidades, da boa reputação do carro e das versões “especiais” que têm um certo status entre colecionadores e entusiastas. É um ótimo produto para comprar e melhor ainda para vender. 

Principais pontos fracos 

Equipamentos 

Eis um velho, mas sempre presente ponto fraco do Escort que nem a terceira geração conseguiu resolver. Tirando as versões top de linha, que trazem o que é básico em um carro atual, os Escort mais baratos são extremamente desprovidos de recursos de tecnologia ou comodidade, o que deve afugentar os que gostam de carros equipados.

Não é raro encontrar exemplares usados repletos de acessórios instalados por fora. 

Acabamento 

Esse é outro tópico que a terceira geração não conseguiu resolver. O acabamento interno do Escort continuou absolutamente básico, sendo que algumas regiões trazem plásticos cuja falta de qualidade é bastante perceptível.

Se procura um carro que esteja todo inteiro, fatalmente precisará comprar algumas peças de acabamento para trocar por conta própria. 

Condições de uso

Está cada vez mais difícil encontrar um bom exemplar usado para se ter com tranquilidade. A quantidade de unidades ruins não para de crescer e os exemplares em bom estado ficam cada vez mais caros, por isso, encontrar o carro certo pode levar muito tempo.

Caso a grana esteja apertada, procure por carros que estejam mais próximos do estado original e com a mecânica o mais acertada possível, assim, seu custo para deixar o carro 100% será baixo. 

Principais concorrentes diretos 

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