Conheça o Honda CR-V G5 em detalhes e descubra quais são os principais pontos fortes e fracos desse modelo.
A quinta geração do Honda CR-V chegou ao Brasil logo no primeiro trimestre de 2018, quase dois anos após sua estreia oficial no mercado estrangeiro.
O SUV médio chegou ao país importado dos Estados Unidos e, mediante a ascensão do HR-V, foi reposicionado como um produto mais caro e sofisticado, visando bater de frente com SUVs compactos de marcas premium que ficavam na mesma faixa de preço devido ao status, mas eram inferiores em versatilidade e conforto a bordo, entre outros aspectos.
Apesar da evolução geral do produto, a estratégia não emplacou e ele durou apenas três anos no mercado brasileiro.
Design
As linhas da quinta geração do CR-V trouxeram referências de diferentes conceitos da Honda como, por exemplo, os FCV, M, D e Vision XS-1.
O SUV incorporou a mesma linguagem visual que, no Brasil, foi introduzida em 2016 com o então novo Civic e se estendeu a toda a gama posteriormente.
A silhueta e o aspecto geral que remete a uma minivan não mudaram, mas a montadora promoveu importantes evoluções de estilo para que o CR-V conseguisse passar a sensação de ter subido de categoria, distanciando-se do irmão menor HR-V.
A dianteira trouxe novos faróis afilados com iluminação inteiramente por LEDs, interligados por grandes apliques cromados que adornam a grade central. O para-choque frontal adotou uma temática mais retilínea, bem como novos faróis de neblina também por LEDs montados na horizontal.
De lado, as caixas de roda fortemente demarcadas dão volume ao SUV e a linha de base das janelas segue quase plana até a vigia traseira, após a coluna C, onde sobe em um ângulo agudo.

Na traseira, novas lanternas em formato de L trazem iluminação totalmente por LEDs e se conectam por um aplique cromado que divide a parte de vidro da lataria na tampa do porta-malas.
Para a linha 2021, um discreto facelift trouxe novos para-choques, novas rodas e detalhes escurecidos na dianteira.

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Mecânica
O Honda CR-V G5 compartilha a plataforma CCA com os sedans Civic e Accord da mesma época.
No Brasil, ele foi oferecido com uma única opção de motor e câmbio, sendo o conhecido 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros que estreou no mercado brasileiro com a décima geração do Civic, atrelado a uma transmissão automática do tipo CVT.
A diferença é que, no CR-V, o motor gera até 190 cv e 24,5 kgfm de potência e torque máximos, números ligeiramente maiores em relação ao certo utilizado no sedan médio para compensar o peso extra da carroceria do SUV.
Suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas garantem que o utilitário japonês esteja sob controle o tempo inteiro.
Interior
Por dentro, diferentemente do exterior, a Honda promoveu grandes melhorias em acabamento, comodidade e tecnologia embarcada.
O cluster de instrumentos, por exemplo, passou a ser digital com tela configurável para vários parâmetros do veículo; o acabamento recebeu apliques imitando madeira por diversas partes, além de um revestimento bicolor que combina o preto a um tom leve de creme.

Graças ao discreto aumento no entre-eixos em relação ao antecessor, a cabine ficou mais espaçosa e silenciosa, pois também há sistema de cancelamento de ruídos.

Tecnologia
O Honda CR-V G5 foi oferecida no Brasil em versão única e sem equipamentos opcionais de nenhuma espécie.
A lista de itens de série contempla itens como:
- Faróis Full LED;
- Rodas aro 18 em alumínio com acabamento diamantado;
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos;
- Ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras;
- Teto solar elétrico;
- Sensores dianteiros e traseiros de estacionamento;
- Seis airbags;
- Head-Up Display;
- Chave presencial com partida por botão;
- Porta-malas com acionamento elétrico e por sensor de proximidade.
O discreto facelift da linha 2021 trouxe novidades tecnológicas como:
- Teto solar panorâmico;
- Sistema de som com subwoofer;
- Pacote Honda Sensing de recursos semiautônomos de segurança que inclui: piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa com correção de direção, mitigação de evasão de pista e frenagem autônoma de emergência.
Principais pontos fortes
Desempenho
O CR-V nunca foi exemplo de performance. Na verdade, os modelos mais antigos são conhecidos por, muitas vezes, deixar a desejar nesse aspecto, mas a quinta geração mudou isso graças ao novo motor turbo.
Finalmente, o CR-V passou a se comportar como um carro de sua categoria e preço, movendo-se com eficiência e segurança.
Tecnologia
O nível de tecnologia embarcada do CR-V também nunca foi dos melhores, mas o modelo de quinta geração chegou bastante recheado e ficou ainda mais após a leve reestilização da linha 2021 que passou a contar com recursos semiautônomos de segurança.
Acomodações
O entre-eixos de 2,66m aliado ao porta-malas de 522 litros garante que haja espaço para toda a família e suas respectivas bagagens.
É um SUV médio por definição e que se sobressai nesse aspecto perante os rivais.
Principais pontos fracos
Mercado
O fato de ser oferecido em uma única versão e que sequer traz um valor competitivo complica muito a vida do Honda CR-V G5.
O modelo não emplacou como a montadora esperava quando zero km e, atualmente, fica na mesma faixa de preço de carros bem mais competitivos comercialmente ou de modelos menores de marca premium.
São poucos os que optam pelo utilitário japonês e isso pode complicar a revenda, bem como a aceitação em negociações com lojas.
Consumo
Enquanto o Civic esbanja eficiência energética graças ao ótimo desempenho e baixo consumo, o CR-V não consegue repetir a proeza.
Além de ser bem menos aerodinâmico do que o sedan, o peso de quase 400 kg maior não colabora, sacrificando a economia de combustível.
Manutenção
O CR-V de quinta geração traz muito mais sofisticação do que os antecessores, tanto tecnológica quanto mecânica.
Tudo isso ajuda a melhorar o convívio com o SUV, mas tende a gerar mais problemas na hora das manutenções; as peças tendem a ser mais caras e mais difíceis de achar, especialmente por se tratar de um modelo que vendeu tão pouco.
Concorrentes
- Jeep Compass;
- Toyota Corolla Cross;
- Volkswagen Tiguan;
- Peugeot 3008;
- Hyundai Tucson;
- Kia Sportage.