Hyundai Tucson G3 (2017 – 2024) – Avaliação, review e opinião

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20 de novembro - 2023 | Atualizado dia 14 de novembro de 2023

Por: Emiliana Marini

Saiba tudo sobre o Hyundai Tucson G3 e descubra quais são os principais pontos fortes e fracos desse modelo.

A terceira geração global do Hyundai Tucson chegou ao mercado brasileiro em 2016, como ano/modelo 2017, cerca de um ano após sua estreia para o mercado global.  

Trata-se da segunda geração do SUV médio oferecida no Brasil, uma vez que a segunda geração global foi comercializada por aqui como um modelo diferente chamado ix35, a fim de que a montadora pudesse comercializá-la sem tirar a primeira geração de linha devido ao seu enorme sucesso.  

Por algum tempo, a nova e terceira geração do Tucson foi vendida no país como zero km ao mesmo tempo em que a primeira continuava em linha, oferecida como SUV de entrada para os que não quisessem/pudessem pagar pela nova geração.  

No mercado estrangeiro, o Tucson já ganhou uma nova geração, mas a terceira continua sendo oferecida no mercado brasileiro sem previsão de atualizações por hora.  

Design 

As linhas do Tucson de terceira geração trazem uma reinterpretação mais dinâmica e futurista do design da segunda geração, aproveitando alguns elementos já existentes e/ou redesenhando outros com um aspecto mais dinâmico.  

Em comparação ao primeiro modelo, que foi a última referência do público brasileiro antes da troca para a geração atual (no Brasil), as mudanças ficam ainda mais claras, porque não sobrou absolutamente nada da primeira geração, tanto por dentro quanto por fora. 

De frente, os faróis horizontais e estreitos trazem sempre foco duplo com projetor para luz baixa, sendo que a guia superior pode se acender ou não, dependendo da versão.

Eles se interligam por uma grade hexagonal com filetes horizontais que desce pelo para-choque até o vinco que a separa da segunda porção de abertura, com grade colmeia, e que também emoldura os faróis de neblina nas extremidades em formato trapezoidal. 

De lado, os para-lamas trazem, de maneira suave, um volume lateral que dá musculatura ao desenho e são complementados por arcos em preto fosco.

Foto mostrando a lateral esquerda de um Hyundai Tucson G3 vermelho estacionado.
Foto Net Car Show

As portas contam com vincos inferiores e superiores, seguindo a linha de cintura para cima, acompanhando o contorno das janelas exatamente como no ix35. 

Foto mostrando a traseira de um Hyundai Tucson G3 vermelho estacionado.
Foto Net Car Show

A traseira conta com lanternas horizontais que se afinam para dentro, para-choque mais alto nas laterais e a placa de identificação na parte baixa da tampa do porta-malas. 

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Mecânica 

O Tucson de terceira geração global só pode ser comprado no Brasil com uma única opção de conjunto mecânico, composto por um motor 1.6 turbo de quatro cilindros.

Movido somente a gasolina, ele entrega 177 cv e 27 kgfm de potência e torque máximos, aliado a uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas.  

A tração é apenas dianteira, a suspensão é independente e há freios a disco nas quatro rodas. 

Interior 

A tática adotada pela Hyundai na criação da cabine do Tucson G3 foi a mesma utilizada no design externo.

As linhas do interior trouxeram uma reinterpretação mais moderna e amadurecida do desenho da segunda geração, sem alterar a disposição geral dos elementos e controles variados.  

Foto mostrando a cabine do carro. Nela, é possível ver a lateral do volante, do painel e do câmbio, e os bancos dianteiros.
Foto Net Car Show

A cabine monocromática faz contraste com detalhes prateados e cromados em pontos específicos, bem como um acabamento melhorado com novas superfícies de toque suave e mais recursos tecnológicos como o freio eletrônico de estacionamento que eliminou a tradicional alavanca do console central.  

Foto mostrando a cabine do carro. Nela, é possível ver o volante, o painel, o câmbio e o espaço dos bancos dianteiros.
Foto Net Car Show

O quadro de instrumentos veio com molduras mais simples, mas manteve o layout de dois mostradores analógicos com uma tela multifuncional ao centro.

Do lado, há uma nova central multimídia com comandos logo abaixo da tela e novos comandos de ar-condicionado mais abaixo, na junção com a parte inferior do console, que tem novos porta-objetos e funções tecnológicas. 

Tecnologia 

O New Tucson, como é chamado até hoje no mercado brasileiro, chegou em três configurações bem equipadas, diferenciando-se apenas pela presença de determinados “mimos” que tornam a direção e o convívio mais prazerosos.  

Sem opcionais, a configuração mais barata traz itens como:  

  • Ar-condicionado digital de duas zonas; 
  • Chave presencial com partida por botão; 
  • Volante multifunção com ajustes de altura e profundidade; 
  • Central multimídia com tela de 7 polegadas; 
  • Bancos dianteiros elétricos; 
  • Seis airbags. 

As versões mais equipadas acrescentam recursos como:  

  • Faróis em LED com luzes diurnas integradas; 
  • Teto solar panorâmico; 
  • Computador de bordo com tela de 4,2 polegadas; 
  • Retrovisor interno fotocrômico; 
  • Climatização dos bancos dianteiros; 
  • Monitoramento de pontos cegos; 
  • Assistente de estacionamento. 

Principais pontos fortes 

Design 

O Tucson evoluiu a cada geração que se passou e a terceira representa, para muitos, o auge dessa evolução. As mudanças foram tantas que o Tucson parece ter subido de categoria. 

Tecnologia 

Repleto de itens que nem o primeiro Tucson e nem o ix35 jamais ofereceram no mercado brasileiro, o New Tucson já ostentava, no lançamento, itens que a categoria dos SUVs médios ainda viria a conhecer e padronizar entre os rivais. 

Desempenho 

A motorização turbinada fez muito bem ao Hyundai Tucson G3, entregando um desempenho que os antecessores desconheciam. A caixa de dupla embreagem desempenhou um papel importante nessa transformação. 

Principais pontos fracos 

Revenda 

Enquanto o primeiro Tucson foi um sucesso estrondoso de vendas, o terceiro não chegou nem perto de repetir o feito.

Seja pelo preço ou pelo crescimento da concorrência, o fato é que a terceira geração do SUV sul coreano não tem tanta liquidez no mercado de usados e pode não ser aceita por qualquer revendedor. 

Consumo 

Pesando mais de 1.600 kg, nem mesmo a modernidade do conjunto mecânico conseguiu fazer com que o Tucson de terceira geração fosse um carro econômico.

O tanque de combustível de bons 62 litros de capacidade ajuda bastante em viagens, mas, no uso urbano, o SUV médio bebe combustível sem dó. 

Custo de manutenção 

Motores turbinados e transmissões de dupla embreagem não são os mais baratos quando o assunto é manutenção.

Considerando que o Hyundai Tucson G3 traz ambos, é bom pensar nisso antes de fechar negócio no SUV sul coreano. 

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