O que é DUT? Como preencher corretamente? Saiba aqui!

Imagem do post O que é DUT? Como preencher corretamente? Saiba aqui!

30 de junho - 2017 | Atualizado dia 15 de janeiro de 2025

Por: Emiliana Marini

Quer saber o que é DUT e como preencher esse documento corretamente na hora da transferência? Nós vamos te explicar!

O que é DUT?

O Documento Único de Transferência (DUT) tem o objetivo de comprovar todas as características físicas e os dados cadastrais do veículo como cor, ano, modelo, número do Renavam, placa, espécie e combustível. Saiba mais!

Esse documento é obrigatório nos processos de mudança de propriedade e nele ficam registradas as características principais do veículo, além das informações do proprietário.

Ele deve ser emitido de novo sempre que forem feitas alterações nas características de fábrica.

O DUT é um documento de porte obrigatório?

Não, o DUT não é um documento de porte obrigatório! Muitas pessoas confundem o CRV (DUT) com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), mas eles são documentos diferentes.

O CRLV é de porte obrigatório e concede ao veículo o direito de circulação em vias públicas e privadas, inclusive, foi criado o CRLV Digital, para facilitar a vida dos motoristas, que podem levar esse documento em qualquer dispositivo.

Para que serve o DUT?

O DUT (CRV), deve ser guardado corretamente e precisa ser usado em momentos específicos.

Esse documento deve ser emitido novamente quando é feita a transferência de propriedade do veículo ou alterações nas características originais, como troca de motor, pintura e envelopamento.

Qual é a diferença entre DUT e CRV?

Nenhuma! Apenas em alguns Estados a nomenclatura DUT é mais comum. Desde 1985, após o Detran implementar o sistema Renavam, o DUT passou a ser chamado de CRV.

Na compra do veículo, o CRV vem junto no documento que chega no seu nome, após a transferência de propriedade, e só será utilizado novamente na hora da revenda ou em caso de alterações no veículo.

Então, guarde esse documento!

Em caso de perda ou dano, será necessário abrir um Boletim de Ocorrência e dar entrada na 2ª via pelo site do Detran do seu estado, e você terá que pagar uma taxa de serviço.

Quando é necessário emitir um novo DUT (CRV)?

Segundo o artigo 123 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a emissão da segunda via do CRV é obrigatória quando:

  • I – For transferida a propriedade;
  • II – O proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
  • III – For alterada qualquer característica do veículo;
  • IV – Houver mudança de categoria.

O DUT ou CRV deve ser preenchido e encaminhado para a SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito e o prazo de preenchimento é de até 30 dias após a compra do veículo.

Onde fica o DUT do veículo?

O número do DUT, ou número do CRV, fica no canto superior do documento físico do veículo. Já no documento digital, o número do DUT (CRV), pode ser encontrado ao lado esquerdo do QR Code, na parte inferior do código.

Veja quais são os dados necessários para o preenchimento do CRV(DUT)

Os dados que devem (obrigatoriamente) ser preenchidos no DUT são:

  • Nome do atual proprietário e do comprador;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física – de cada uma das partes (ou CNPJ, se for um veículo de empresa);
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação – das duas partes;
  • O valor total da negociação.

Como preencher corretamente o DUT?

Para preencher o DUT da forma correta, você deve inserir todas as informações que falamos anteriormente, no campo correspondente do documento.

imagem representativa do documento DUT (CRV) em branco

É importante prestar atenção para não cometer erros e nunca se esqueça que você precisa das assinaturas reconhecidas em cartório.

A devolução do Documento Único de Transferência pode implicar em multas, caso nem o antigo nem o novo proprietário acompanhem o processo.

Isso pode gerar 5 pontos na CNH, além de multa e alerta de apreensão do veículo.

Você pode se interessar por estes assuntos também:

DUT em branco, o que é isso?

Se você já ouviu a expressão DUT em branco e achou que isso quer dizer que está tudo em ordem com o documento, muito cuidado!

DUT em branco quer dizer justamente o contrário. É algo ilegal e totalmente irregular, que pode trazer prejuízos para comprador e vendedor.

Quando alguém diz que comprou ou está com um veículo com DUT em branco, quer dizer que não fez a transferência entre os donos, ou seja, apesar do veículo já não ser mais do antigo proprietário, no documento ele ainda é.

Isso acontece, muitas vezes, porque o veículo não está totalmente regularizado, o que impede a transferência da documentação.

Pode ser ainda que, para não aparecer em declarações de impostos, por exemplo, a venda do veículo seja mantida em sigilo, por isso, a transferência não é feita.

Por fim, outro motivo comum de DUT em branco é a simples imprudência e/ou má vontade com a burocracia que o processo de transferência exige.

Quanto custa o DUT do carro?

O preço da emissão de um novo DUT varia em cada Estado do Brasil. Isso porque os preços não são tabelados e os Detrans não seguem nenhum padrão na disponibilização de serviços.

Em São Paulo, as taxas de transferência do veículo são:

  • Transferência de propriedade – R$ 246,17;
  • Transferência de propriedade + licenciamento – R$ 391,03.

DUT digital existe?

Desde 2021, com a digitalização do CRLV (licenciamento), o processo de transferência de veículos passou a ser feito de forma digital, por meio da solicitação da ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo).

Se você já tem o CRV em papel e não pretende transferir a propriedade do veículo, esse documento continua tendo validade. Quando você decidir vender, o seu DUT será substituído pelo documento digital

Como emitir o DUT pela internet?

Para emitir o DUT pela internet, você precisará fazer o seu login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou com CPF e senha.

Veja como fazer:

1 – Clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito da sua tela;

2 – Insira seus dados;

3 – Encontre no canto esquerdo da página o bloco ‘Validação’;

4 – Clique em ‘CRV’

Pronto!

As informações deste texto podem ter mudado com o passar do tempo. Antes de comprar sua consulta, confira no nosso site se o dado que você precisa ainda está disponível no relatório.

Como verificar se o veículo tem restrições que impedem a transferência?

A forma mais fácil de descobrir restrições de veículos é por meio da consulta completa da Olho no Carro.

Com ela, só pelo número da placa, você poderá ter acesso ao histórico completo do veículo e saber informações sobre:

  • Batidas (sinistro);
  • Passagem por leilão;
  • Restrições;
  • Débitos e multas;
  • Histórico de roubo e furto;
  • Custo de manutenção.

E muito mais!

*As informações deste texto podem ter mudado com o passar do tempo. Antes de comprar sua consulta, confira no nosso site se o dado que você precisa ainda está disponível no relatório.

Quer consultar a situação do veículo e garantir uma compra segura?

imagem de um botão laranja escrito: clique aqui e veja como é fácil fazer a consulta completa!

Você também pode fazer essa consulta pelo site do Detran do seu estado. Clique na sigla correspondente para ver o passo a passo: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • documento de transferência

  • DUT