Veja a avaliação que nós fizemos sobre o Volkswagen Polo G4 e saiba quais são os principais pontos fortes e fracos desse modelo.
A quarta geração global do Volkswagen Polo chegou ao Brasil em 2002, pouco tempo depois da sua apresentação no mercado europeu, e representou a segunda fase do modelo no nosso país, visto que a terceira geração (primeira por aqui) foi oferecida apenas na carroceria sedan com o nome de Polo Classic.
Pela primeira vez, o Polo era vendido no mercado brasileiro como hatchback, junto do já conhecido sedan, além de ser fabricado com o status de compacto premium, inaugurando a nomenclatura que só viria a se consolidar por aqui após vários anos.
Design
A Volkswagen tinha altas pretensões com o Polo de quarta geração, por isso, projetou um carro de linhas elegantes que buscavam inspiração em montadoras do segmento premium.
Na dianteira, por exemplo, os antigos faróis retangulares de foco simples da terceira geração deram lugar a faróis circulares duplos, com focos separados, trazendo uma clara inspiração no Mercedes-Benz Classe E pensada para, de fato, fazer o Polo parecer um veículo superior.
A grade retangular com filetes horizontais entre os faróis também traz inspiração no sedan de luxo, enquanto o para-choque vem parcialmente em preto fosco para proteger a quina inferior de eventuais raspadas em rampas e calçadas.
De lado, linhas limpas com discretos contornos nas caixas de roda e um aplique em preto fosco atravessando as portas fazem conjunto com as janelas de cantos quadrados e uma vigia de vidro na coluna C, posicionada após a porta, um elemento incomum de design nos Volkswagen da época.
Na traseira, lanternas verticais delimitam o contorno da tampa do porta-malas e do para-choque que abriga a placa de identificação, repetindo a solução do para-choque dianteiro de trazer a parte inferior em preto fosco.

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Para a linha 2007, um facelift trouxe novos faróis integrados, novo para-choque frontal com grade em V e linhas mais dinâmicas, novas lanternas com elementos óticos reagrupados e um novo para-choque traseiro com mais vincos.

Depois, em 2012, um último facelift trouxe faróis com acabamento sempre em máscara negra, nova grade frontal interligando as peças, novo para-choque dianteiro inteiramente na cor da carroceria, novas lanternas também em máscara negra e um novo para-choque traseiro com detalhes refletivos e pintura integral.

Saiba mais sobre o VW Polo 2013 neste vídeo:
Mecânica
Construído sobre a plataforma PQ24, o Polo G4 iniciou sua trajetória por aqui com duas opções de motores a gasolina, aspirados e de quatro cilindros.
O primeiro é um 1.6 que gera até 101 cv e 14,3 kgfm, enquanto o segundo é um 2.0 que entrega até 116 cv e 17,3 kgfm, ambos disponíveis unicamente com câmbio manual de cinco marchas. Pouco tempo após o lançamento, uma nova motorização passou a ser oferecida, sendo um 1.0 de 16 válvulas que entrega até 79 cv e 9,7 kgfm.
Em 2005, tanto o 2.0 quanto o 1.0 saíram de cena, enquanto o 1.6 passou a ser flex, gerando até 103 cv e 14,5 kgfm.
O 2.0 só voltou a ser oferecido em 2009 e já com tecnologia flex, capaz de entregar até 120 cv e 17,3 kgfm. Um ano depois, a Volkswagen passou a oferecer o câmbio automatizado i-Motion de embreagem única para o motor 1.6, de cinco velocidades assim como a caixa manual.
Por fim, uma exclusividade que durou pouquíssimo tempo foi o 1.8 turbo a gasolina que foi utilizado somente na versão esportiva GTi, capaz de gerar até 150 cv e 22,4 kgfm, disponível unicamente com câmbio manual de cinco marchas.
Interior
Apesar dos mais de dez anos de produção e das duas reestilizações, a cabine do Polo de quarta geração foi o que menos mudou durante todo esse tempo.
O quadro de instrumentos composto por quatro marcadores analógicos, sendo dois maiores e dois menores, pode receber a tela do computador de bordo ao centro (dependendo da versão) com o odômetro digital sempre presente.

O volante de três raios pode receber comandos de telefonia e mídia, trazendo a pegada em espuma injetada ou couro.
Todo o painel e as partes superiores das portas vem em plástico rígido, sendo que a porção central das portas traz acabamento em tecido ou couro, seguindo o mesmo acabamento dos bancos. Por fim, a iluminação dos comandos da cabine combina o vermelho com elementos em azul.
Tecnologia
Feito para ocupar o espaço entre o Gol e o Golf, o Volkswagen Polo G4 pode oscilar entre uma lista mais enxuta de equipamentos ou mais farta, composta de itens que são difíceis de se ver até hoje em modelos da sua categoria.
Os Polo mais básicos trazem:
- Retrovisores manuais;
- Ar-condicionado;
- Rodas de ferro com calotas;
- Preparação para rádio;
- Bancos e parte das portas em tecido, entre outros.
Já os modelos mais equipados agregam recursos como:
- Ar-condicionado digital;
- Faróis de neblina;
- Retrovisores com ajustes elétricos;
- Volante multifuncional;
- Rádio com conexão Bluetooth;
- Bancos e parte das portas em couro;
- Teto solar elétrico.
Principais pontos fortes
Construção
O Volkswagen Polo G4 trouxe, em seu lançamento, certos conceitos de construção que eram raríssimos entre modelos de marcas generalistas.
De soldas feitas com laser a equipamentos dignos de carros mais caros, o Polo G4 é lembrado com carinho pelos entusiastas da marca e tem um considerável grupo de fãs até hoje.
Dirigibilidade
O maior atributo dos carros desenvolvidos na Europa é a qualidade da experiência de direção, o que também se aplica ao Polo G4. O compacto oferece uma condução bastante prazerosa e sua leveza faz com que o desempenho também seja interessante.
Design
Mesmo com 20 anos nas costas, o Polo G4 com “ar” de Mercedes-Benz envelheceu muito bem e é referência em design para muitos. Até os modelos reestilizados são vistos com bons olhos pelo público, por mais que muitos ainda prefiram a primeira versão com os faróis separados.
Principais pontos fracos
Espaço interno
Para a época, os 2,46 m de entre-eixos podiam significar um espaço interno bastante razoável. Para os padrões atuais, a história é outra e o Polo G4 pode deixar na mão aqueles que procuram um carro para levar a família com conforto. Além disso, o porta-malas de 270 litros também não ajuda.
Condições de uso
Por ter um apelo levemente esportivo, não é difícil encontrar exemplares de Polo com customizações de todos os níveis, dos mais leves (como lâmpadas trocadas e um sistema multimídia novo) aos mais pesados (carros rebaixados, barras de LED nos faróis, etc).
Nossa dica de sempre é: procure os exemplares originais, porque nunca há como atestar a qualidade e a durabilidade dos itens instalados por fora. Um carro bonito e chamativo visualmente pode se tornar uma grande dor de cabeça.
Revenda
Volkswagens antigos não costumam ser ruins de revenda. O grande problema é que, pelo mesmo preço dos Volkswagen Polo G4 usados, é possível partir para o Golf que é um carro superior em todos os aspectos.
Diante disso, muitos acabam optando por partir para o irmão maior, o que pode transformar a venda do Polo em uma operação chata e demorada.